sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Acadêmica da Univás vai representar o Brasil em torneio mundial de futebol




A acadêmica do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí, Univás, Gabriela Garcia, foi selecionada para compor o time brasileiro que participará do Homeless World Cup, a Copa do Mundo de Futebol Social, que é destinado a jovens em situação de risco social e este ano será realizado no México. O evento vai reunir 68 times, de 54 países diferentes, entre os dias 6 a 14 outubro.

A seleção de Gabriela para o Mundial e outros 15 atletas, entre meninas e meninos, aconteceu no mês de agosto durante o terceiro Campeonato Brasileiro de Futebol Social, realizado na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo. O evento, que é organizado pela ONG Futebol Social em parceria com a Organização Civil de Ação Social, reuniu jovens de 16 a 20 anos em situação precária de moradia, em risco social e vítimas de outras formas de exclusão.

Esta já é a segunda vez que Gabriela participa do Campeonato Brasileiro de Futebol Social pela Juvene, entidade do bairro Faisqueira liderada pelo técnico Fábio Alves, também acadêmico do curso de Educação Física da Univás. Gabriela é natural da cidade de Estiva e é a única atleta mineira a participar do Mundial. Ela que sempre se engajou em projetos sociais diz ser "um sonho realizado, uma oportunidade única: estar no México representando o nosso País".

O Brasil participou das nove Copas do Mundo de Futebol Social já realizadas: Graz, Áustria (2003, 18 paises, 4º lugar); Gotemburgo, Suécia (2004, 26 países, 15º lugar); Edimburgo, Escócia (2005, 27 países, 11º lugar); Cidade do Cabo, África do Sul (2006, 48 países, 16º lugar); Copenhague, Dinamarca (2007, 48 países, 22º lugar); Melbourne, Austrália (2008, 53 países, 7º lugar); Milão, Itália (2009, 48 países, 3º lugar); Rio de Janeiro (2010, 55 países, 1º lugar) e Paris, França (2011, 48 países, 3º lugar).

Por Izabella Campos Ocáriz - Ascom/ Fuvs

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Com 10 participantes definidos, Copa COE de Veteranos vai começar dia 29


Depois de mais uma edição do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, vencida este ano pelo Santos América, está chegando o momento dos atletas acima de 40 anos entrarem em campo para disputarem a Copa COE de Futebol Veterano. A competição, considerada uma das mais importantes da região, teve sua primeira reunião na segunda-feira (10) para definir o número de participantes e o sistema de disputa.

Ao todo serão 12 equipes na disputa pelo título do certame promovido pela Comissão Organizadora de Esportes e a Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, Acelempa: Santa Rita, último campeão, Bebidas Pelicano/Congonhal, União São João, Clube da Rua, Drogaria Americana, Plastfilm, Atlético Gabiroval, AABB/Portuguesa, Natércia e Santa Cruz já estão com vaga garantida.

As outras duas equipes participantes serão definidas na próxima segunda-feira (17), em uma nova reunião entre os organizadores e os representantes das equipes – Tijuca, CAPEA/Belo Horizonte FC e Atlético Faisqueira pleiteiam as vagas. Neste mesmo dia será divulgada a tabela da Copa COE de Futebol Veterano, que este ano será disputada entre os dias 29 de setembro à 1º de dezembro, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

De acordo com os organizadores, a competição terá três grupos de quatro, classificando as duas primeiras equipes de cada chave, mais os dois melhores terceiros colocados geral. Com oito equipes, será disputada as quartas de final, semifinal e a grande decisão, estas últimas fases em jogos de mata-mata. A Copa COE de Futebol Veterano terá jogos aos sábados (duas vezes) e no domingo (uma vez).

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Rodada da Copa São Cristóvão é marcada pelo equilíbrio




Três jogos, com dois empates. A sexta rodada da Copa São Cristóvão de Futebol Amador – Zé Miano – disputada no domingo (9), foi marcada pelo equilíbrio. Apenas uma vitória aconteceu nas partidas disputadas no estádio municipal Francisco Marcelino Gomes, o Chicão e o Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, com poucos gols anotados pelos atacantes.

A única equipe que comemorou os três pontos foi o AECO Copasa, que enfrentou o Atlético Faisqueira e venceu pelo placar mínimo, 1 a 0, gol de Jander. Com o resultado, a equipe do Jardim Yara chegou ao seis pontos e assumiu a ponta do grupo F, que tem Atlético Faisqueira e Valência, com três pontos e o Juventus, do bairro Fátima, na lanterna, com zero.

Igualdade no marcador

Pelo grupo B, jogaram CAPEA e Mandu, que ficaram no empate em 1 a 1. O gol da equipe do bairro Cidade Jardim foi marcado por Tiago, enquanto Rubinho igualou para o adversário do bairro São Camilo. Com o resultado, a CAPEA assumiu a liderança da chave, com quatro pontos, deixando para trás VRM (três pontos), Mandu (um) e Atlético Gabiroval (zero).

O duelo que também terminou com o placar igual foi o disputado entre Ferrari/Óticas Real Bangu e Santos América: 2 a 2. Com muitas chances de gols criadas nos 90 minutos, a rede balançou quatro vezes. Aldrin e Yago Baykin marcaram para a equipe do bairro São Geraldo, enquanto Pelé e Ivan fizeram para o alvinegro do Jardim América.

WO

A sexta rodada da Copa São Cristóvão de Futebol Amador – Zé Miano – teria a disputa de quatro partidas. No entanto, o duelo entre Juventude São Cristóvão e Guarani não aconteceu devido ao não comparecimento da equipe do bairro Chaves ao estádio Manduzão. Com isso, o time do bairro São Cristóvão foi declarado vencedor e o Guarani eliminado da competição.

Próximos jogos

A Copa São Cristóvão de Futebol Amador segue no próximo domingo (16). No Manduzão, às 14 horas, o Atlético Faisqueira enfrenta o Juventus Fátima, seguido pelo duelo entre JC Esporte e Milan São João, às 16 horas. Já no Chicão, às 15 horas, o Valência joga contra o AECO Copasa e às 17 horas, o São Cristóvão pega o Corinthians São João.

Internacional conquista a primeira vitória na Copa Ditão de Veterano




Depois de estrear com um empate na Copa Benedito Francisco de Faria de Futebol Veterano – Ditão 2012 – na última semana, o Internacional conquistou a sua primeira vitória na competição disputada no Campo do Bangu neste domingo (9). A equipe do bairro São Geraldo bateu o Estrela Vermelha pelo placar de 2 a 1.

Alessandro e Paulo César marcaram para o Colorado, enquanto Rogério descontou para o adversário. Com o resultado, a equipe assumiu a liderança do grupo A, deixando para trás a Drogaria Americana e Bangu, com três pontos e a Tijuca, com dois. Já o Estrela Vermelha, segue na quarta posição da chave B, sem pontos.

Na outra partida da rodada, disputada no sábado (8), o Atlético Gabiroval ficou no empate em 3 a 3 com a Tijuca. Luciano Sarpão, Marco Antônio e Evaldo Rezende marcaram para a equipe da zona rural de Pouso Alegre. Já os gols da Tijuca foram feitos por Eduardo, João Batista e Adelson. Com o empate, o Atlético Gabiroval ganhou uma posição.

Agora a Copa Benedito Francisco de Faria de Futebol Veterano – Ditão 2012 – segue no próximo final de semana com a disputa de mais duas partidas. No sábado (15), o Atlético São Geraldo pega a Drogaria Americana, às 15h30min, e no domingo (16), às 10 horas, será a vez do Bangu jogar contra o Flamina.