sexta-feira, 6 de maio de 2011

Opinião

Times adotados. Será que a moda chega a Pouso Alegre?

Um dia o Grêmio Prudente já se chamou Barueri. Até ano passado, o Americana não existia e a equipe jogava em Guaratinguetá. A cidade de Ituiutaba já teve um time. Hoje, a equipe está no Sul de Minas e é conhecida como Boa Esporte Clube. O futebol mudou com o passar dos anos. Foi se o tempo em que cada cidade do interior tinha seu time. Hoje, a equipe pode estar em Minas Gerais, amanhã no Acre. Resultado da influência dos empresários e da atitude de alguns políticos no mundo esportivo.

O exemplo mais próximo de Pouso Alegre e que vem dando resultado é em Varginha. No início deste ano, a prefeitura daquela cidade convidou o Ituiutaba, recém promovido a série B do Campeonato Brasileiro, para mandar seus jogos na Terra do ET. Depois de algumas reuniões, foi firmada a parceria e o Ituiutaba deixou o Triângulo Mineiro. Em Varginha, a comissão técnica, diretoria e atletas do clube teriam hospedagem, alimentação, recursos médicos, treinamentos oferecidos por empresas parceiras e o mais importante: estádio.

Adeus Fazendinha. O Melão se tornou a nova casa do Ituiutaba, ou melhor, do Boa Esporte Clube. A população de Varginha abraçou a causa e passou a apoiar incondicionalmente a nova equipe da cidade - média de 1091 torcedores por jogo no módulo II até agora. E foi assim, com a força das arquibancadas e o respaldo político, que a equipe conquistou no último fim de semana o acesso ao módulo I do Campeonato Mineiro e vai tentar, a partir deste mês, a chegar à elite do futebol nacional, disputando a série B do Brasileirão.

A outra equipe que em 2012 enfrentará América, Atlético e Cruzeiro no módulo I do Campeonato Mineiro será o Nacional. Fundado em 2008, com o nome de Fabriciano Futebol Clube, o time se transferiu para a cidade de Nova Serrana, localizada no Oeste de Minas, em março do ano passado, seguindo a nova tendência do futebol nacional, a adoção de times pelas prefeituras e a mudança de nome. Depois do título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2010, a base foi mantida e a vaga na elite mineira foi alcançada este ano, assim como um grande problema para a diretoria do clube.

No próximo ano, o Nacional irá disputar o módulo I do Campeonato Mineiro. Segundo o regulamento da competição, os estádios onde são realizados os jogos da competição tem que ter a capacidade mínima de cinco mil pessoas. Nova Serrana possui o estádio Astrogildo Duarte, que suporta apenas 1200 torcedores, o que impedirá a equipe do Nacional mandar seus jogos em casa. Este fato, certamente, obriga a diretoria do clube a procurar outro local que possa receber os jogos do Nacional. Oportunidade para outras cidades, chance para Pouso Alegre, a terra do pastel de milho.

Assim como fez Varginha este ano, Prudente e Americana em 2010, chegou a hora do poder público municipal tentar viabilizar uma possível vinda do clube, como o de Nova Serrana, para Pouso Alegre. A cidade possui um estádio com capacidade para 25 mil pessoas, que suportaria a realização de jogos contra os “grandes de Belo Horizonte”, além de ter uma infra-estrutura necessária para um clube se manter na elite do futebol mineiro e quem sabe brigar por uma vaga em divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, como acontece com o Boa Esporte Clube. Essa é a hora, vamos aderir a moda e passar a pensar grande também.

Futebol

De olho nas oitavas da Copa COE, Ice Bom pega o BHFC


A Ice Bom, que na estreia da Copa COE 2011 venceu o Andorinha pelo placar de 3 a 2, volta a jogar pela maior competição de futebol amador do interior de Minas Gerais neste sábado (7), às 15 horas. A equipe comandada pelos irmãos Jacaré, enfrenta no estádio municipal Capitão Nelson Massafera o Belo Horizonte FC e em caso de vitória, pode garantir que uma rodada de antecedência a vaga na próxima fase do certame.

Para triunfar e se classificar as oitavas de final, a equipe da Ice Bom deposita em sua dupla de ataque, Casinha e Vla as esperanças para balançar as redes adversárias. O BHFC, que tem em Miquéias sua maior estrela, vem de derrota – perdeu para o Vila Nova por 4 a 3 – e agora precisa dos três pontos para se manter com chance de classificação. Caso contrário, o Belo Horizonte vai para a última rodada brigar contra o rebaixamento.

Outra equipe do grupo F que pode garantir vaga na fase de mata-mata é o Vila Nova, que enfrenta o Andorinha, também no sábado (7), às 17 horas. Para este duelo, existe a expectativa da estreia do lateral-direito Índio, ex-Corinthians, que foi inscrito na Copa COE 2011 pela equipe do Andorinha. Na primeira partida, quando a equipe de Ipuíuna foi derrotada, o ex-profissional não jogou, desapontando assim os torcedores.

No domingo (8), pode sair mais um classificado. A partida entre Napoli Controle e Ouro Fino, a mais esperada da primeira fase da Copa COE, marca o encontro das equipes sensações em 2011 e 2010, respectivamente. O Napoli vai contar novamente com a qualidade do meia Amendoim, enquanto Ouro Fino confia em seu camisa 9, o artilheiro Piá, para conquistar a segunda vitória e avançar para as oitavas. O jogo será às 17 horas.

Antes deste jogo, às 15 horas, Juventus e Santos se enfrentam. A partida é decisiva para as pretensões das equipes, pois ambas vem de derrota – o Santos perdeu para Ouro Fino por 3 a 2, enquanto o Juventus foi goleado por 5 a 1 pelo Napoli – e precisam da vitória para não terem que brigar contra o rebaixamento. O detalhe importante desse jogo, é que o Santos busca nele sua primeira vitória na história da Copa COE.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Natação

Natação de Pouso Alegre conquista 3º lugar no JOJU 2011


A equipe de natação municipal, treinada na Praça de Esportes pelo professor Luiz Carlos de Oliveira, o Tiguaça, conquistou bons resultados nos Jogos da Juventude de Minas Gerais, no último fim de semana na cidade de São Lourenço.

A equipe classificou-se entre as três melhores equipes do Sudoeste de Minas Gerais, além de ter a atleta Camille Silva premiada como a atleta com melhor índice técnico e atleta destaque da competição. Tiguaça também saiu premiado da competição como o treinador mais eficiente do JOJU 2011. Para ele, “é um reinicio positvo de trabalho de base com muita dedicação e treinamento desses atletas”.

Também destacaram-se pela equipe de Pouso Alegre as atletas Camille Silva de Paula, vencedora nas provas dos 50m livre, 100 m livre e 200m livre, todas com quebra de recorde na competição e Raridan Caroline, bronze nos 50m peito pela equipe feminina. No masculino, o destaque ficou com os atletas Obadias Rodrigues, prata no 50m peito e no 100m peito e bronze no 200m peito, Wadisson Lima, bronze no 200m borboleta e Gabriel Henrique Siqueira, também bronze no 50m costas.

Futebol

Guarani pretende disputar a Segundona do Mineiro 2011

Pouso Alegre FC não deve participar do Mineiro devido à falta de laudos do Manduzão


Encerrou esta semana o prazo para as equipes se inscrevam na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro 2011. Dos três profissionais de Pouso Alegre, apenas o Guarani FC mostrou interesse em participar da competição estadual, ao entregar junto a Federação Mineira, documentos como a licença de funcionamento, comprovante de quitação do Cadastramento Anual na Confederação Brasileira de Futebol.

Outros documentos entregues pela diretoria do Bugre Geraldino, foram os laudos de vistoria do estádio que pretende mandar seus jogos, firmado pela Policia Militar e Corpo de Bombeiros. No caso, os laudos apresentados foram do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, da cidade de Poços de Caldas e não do Manduzão, que ainda não possui o resultado das vistorias.

E este fato coloca em risco a participação dos pousoalegrenses na Segundona do Mineiro. “Vamos disputar a competição em Pouso Alegre. Caso contrário, ficará difícil ver o Guarani entrando em campo na Segunda Divisão. Não queremos fazer igual aos anos anteriores, que tínhamos que viajar pela região para mandar nossos jogos”, comenta o presidente do Guarani FC, José Tadeu Flauzino, o Niquinho.

Segundo o dirigente, a entrega dos laudos do estádio Ronaldão foi feita apenas por exigência da Federação Mineira de Futebol. A entidade cobra dos clubes que pretendem disputar a competição estadual um estádio e seus respectivos laudos de vistoria. “Queremos jogar perto de nossa torcida. Vamos aguardar a liberação do Manduzão até o arbitral. Se isso não acontecer, fica complicado participarmos da competição”, completa.

Caso confirme participação na Segundona, o que deve acontecer ainda este mês durante o arbitral, o Guarani FC vai buscar reforços em um “grande clube de Belo Horizonte”. De acordo com informações, o possível parceiro da capital seria o América Mineiro. O Bugre Geraldino participou no último mês da Copa Integração, tradicional competição mineira de categorias de base, com jogadores e comissão técnica da equipe júnior do Coelho.

Rubro-negros

Ao contrário do Guarani FC, Pouso Alegre FC e EC Sul Minas não devem disputar a Segundona do Mineiro. As equipes não apresentaram junto a Federação Mineira de Futebol a documentação necessária para participarem do certame. O Esporte Pouso Alegre conversou com Maurício Chaves, um dos diretores do Pouso Alegre FC e ele confirmou que o clube não deve disputar o campeonato estadual.

“Temos e sempre vamos ter interesse em participar das competições profissionais. No entanto, a cidade não possui um estádio que possa receber os jogos. Isso impede que o Pouso Alegre Futebol Clube dispute a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Existe a promessa de que os laudos serão obtidos junto às autoridades. Mas, nós precisamos da certeza”, afirma Maurício.

Em 2009, o Dragão do Sul de Minas disputou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Jogando em Santa Rita do Sapucaí, o clube quase alcançou o acesso ao módulo II estadual, mas a falta de torcedores nas arquibancadas do estádio Erasmo Cabral prejudicou a campanha do PAFC. “Naquele ano, tivemos uma média de 80 torcedores por jogo. Não queríamos passar por isso novamente. Queremos a nossa torcida, apoiando o time. Caso contrário, é inviável”.

Questionado em relação à possibilidade do Manduzão ser liberado antes do arbitral, Maurício Chaves disse que a diretoria do clube irá repensar sobre a participação na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. “Se tivermos os laudos de vistoria do estádio municipal, podemos até participar. Nós temos a esperança que as autoridades locais possam dar condições de jogo ao Manduzão”, completa.

O Esporte Pouso Alegre tentou falar com o presidente do EC Sul Minas, Mário Lúcio de Barros, mas não obteve sucesso.

Manduzão

Na última semana, o secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, João Batista Rodrigues, o João do Karate confirmou no programa Rádio Sports, da Rádio Clube de Pouso Alegre que está em busca dos laudos necessários para a liberação do estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão.

O chefe da pasta disse que as reformas feitas no Manduzão foram para atender as solicitações da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Municipal. “Trocamos alambrado, pintamos os vestiários e mais outros itens solicitados pela Vigilância. Agora estamos atendendo as outras solicitações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para conseguirmos o laudo”, afirmou.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, a intenção é liberar o estádio Manduzão parcialmente, o que deve acontecer em breve. Na entrevista à Rádio Clube, ele disse ainda que o local precisa de uma reforma geral, mas que no momento isso é inviável. “Queremos liberar o Manduzão para que os times de Pouso Alegre possam jogar na cidade este ano”.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Motociclismo

Pousoalegrense conquista pódio em campeonato de motovelocidade


Um terceiro lugar, mas com sabor de primeiro. Esse foi o sentimento não só do piloto Adriano “Carioca” Nogueira, destaque na última prova do Super Bike Series disputada em São Paulo, no autódromo de Interlagos no domingo (1º), mas também de muitos que viram todo o talento do piloto pousoalegrense que faz parte do mundo da motovelocidade.

Com velocidades beirando os 300km por hora, o único representante de Minas na elite da motovelocidade brasileira tem participado de todas as etapas da Pró AM 100cc com um estilo próprio e arrojado. E foi através do seu talento, que o piloto já conquistou três pódios na competição, fato esse de grande destaque, pois o mesmo encontra dificuldades não só com patrocínio, mas também com locais adequados para treinar no Sul de Minas.

Apaixonado por motos desde criança, Adriano vem batalhando para transformar seu sonho em realidade, realidade essa que tem todos os ingredientes para ser uma história de sucesso e vitórias em um dos esportes mais competitivos no mundo da velocidade.

Comparado a fórmula 1, a moto velocidade é um esporte de alta tecnologia e custos. Nesse caso, a Superbike é uma categoria que usa motos de produção em série, mas modificadas para a competição. O Campeonato Mundial de Superbike é o principal campeonato da motovelocidade, e os campeonatos nacionais das superbikes são realizados em muitos países, como Inglaterra, Estados Unidos, Japão e Canadá.

O piloto Adriano “Carioca”’ Nogueira, como é chamado pelos companheiros de competição, começou sua tragetória em novembro de 2010 participando da 8ª etapa do Campeonato Brasileiro de Superbike na categoria PRO AM 1000 cilindradas. Num grid de largada com 22 pilotos, Adriano terminou a prova em 7º lugar, mesmo usando uma moto ‘inferior’ a dos seus concorrentes. Devido a posição alcançada, Adriano recebeu uma carta da direção do evento convidando o piloto para participar, oficialmente, de todas as etapas do Superbike Series 2011.

“Os gastos para participar de um campeonato deste nível torna quase inviável trabalhar sozinho. Além disso, acabo esbarrando em outras dificuldades como o fato de não existir local de treinos na região, então acabo realizando meus treinamentos em São Paulo ou Curitiba, o que aumenta ainda mais os custos”, diz Nogueira.

Adriano fez vários cursos de pilotagem e continua buscando aperfeiçoar sempre seu conhecimento na competição. Mesmo com tanto desempenho e vontade, garantir a participação integral na Superbike não é fácil.

“Cada etapa tem um custo muito alto de manutenção, transporte, equipamento e até de inscrição. É preciso mecânico e equipe especializada no assunto, e isso é muito caro. A moto é cara. Se eu levo um tombo num treino, e isso pode acontecer, com certeza preciso trocar a ‘carenagem’ e eventualmente alguma peça. Pneus que uso no treino só podem ser usados no treino. Para a corrida, é necessário a troca por novos pneus. Além do custo de estadia, logística e até de inscrição para os eventos”, conta o piloto.

O próximo desafio para Adriano Nogueira é em Curitiba nos dias 20, 21 e 22 de maio.

Com informações e foto Adriano Barros Gomes

Atletismo

Conhecido os campeões de atletismo no JEPA


O último fim de semana foi marcado pelas provas de atletismo da 40ª edição dos Jogos Estudantis de Pouso Alegre, o JEPA. Disputado no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, foi definido os campeões da competição, que agora terá continuidade em outra fase, a regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG.

Com a realização da secretaria municipal de Esportes e Lazer, com o apoio da secretaria de Educação e da Superintendência Regional de Ensino e Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, participaram desta etapa 16 escolas das redes públicas, estaduais e municipais, além da rede particular, com a presença de mais de 400 alunos/atletas competindo em 16 provas individuais e duas coletivas, divididas em dois módulos.

No módulo I, somando os pontos do masculino e feminino, a equipe campeã foi do Colégio Vale do Sapucaí, com 155 pontos. O vice ficou com a EE Vinícius Meyer e em 3º lugar o Colégio São José - desstaques para os alunos/atletas Gabriela Roberta da EE Vinícius Meyer com 3 medalhas de ouro.

No módulo II, a campeã foi a equipe da EM Professora Maria Barboza (Algodão) com 171 pontos. A vice-campeã foi a EE Dr. José Marques de Oliveira (Estadual) com 146 pontos e em 3º lugar da EE Monsenhor José Paulino com 123 pontos. O destaque nessa categoria ficou com os alunos/atletas Obidiel Rodrigues Faria da EE Dr. José Marques de Oliveira, com 3 medalhas, 2 de ouro e 1 de bronze; e Thyelle Domytila da EM Dr. Ângelo Cônsoli, com 3 medalhas, 2 de ouro e 1 de bronze.

Os campeões e vice do Módulo II vão aos Jogos da Juventude no mês de julho, além dos campeões dos dois módulos e melhor índice técnico irem participar da fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

Com informações e fotos Secretaria de Esportes e Lazer de Pouso Alegre

Futebol

Futebol

terça-feira, 3 de maio de 2011

Futsal

Garotas da AABB são campeãs invictas da Liga Arena


A equipe de futsal feminina da AABB disputou cinco jogos na Liga Arena e conquistou cinco vitórias. O 100% de aproveitamento na competição deu o título as Garotas da AABB neste último fim de semana. O último triunfo da AABB foi no sábado (3) quando venceu a equipe do Padre Mário por 8 a 4, no ginásio do Ciem de Fátima.

Antes disso, as Garotas da AABB que tiveram o apoio da Unimed Sul Mineira, Colégio Bandeirantes e Cachaçaria Amélia, venceram o Flamina (4 a 2), AFC (9 a 0), Capea (9 a 3) e Estiva (7 a 3). Além do título, a equipe teve a artilheira do campeonato, Carol com 12 gols e a goleira menos vazada, Joana que sofreu apenas 11 gols. Estiva ficou com o vice-campeonato, seguido pela equipe feminina do Flamina.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Futebol

Sport São João se classifica em rodada de muitos gols

30 gols em quatro partidas. A rodada da Copa COE do último fim de semana teve recorde de gols e mais uma equipe classificada. No sábado (30), o Sport São João, que contou novamente com a categoria dos irmãos Niquimba, venceu o clássico do bairro São João contra o Minas por 4 a 3 e garantiu com uma rodada de antecedência a vaga na próxima fase do maior torneio de futebol amador do interior do Estado, as oitavas de final.

Jogando no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, que contou com a presença de centenas de torcedores, o Sport São João bateu o Minas pelo placar de 4 a 3. Danilo, duas vezes, Fabiano e Reginaldo Niquimba, uma vez cada, marcaram os gols do Sport. Ronie, Cleiton e Edmilson descontaram para o Minas, que agora vai brigar com o Estrela Azul pela segunda vaga do grupo D.

Pelo mesmo grupo jogaram, também no sábado, Estrela Azul e AECO/Copasa. As duas equipes vinham de derrota na estréia da Copa COE e necessitavam da vitória para continuarem vivas na competição. E foi a equipe do bairro São Cristóvão que levou a melhor. Patrício, Thiago e Hamilton (2) marcaram os gols para o Estrela Azul, enquanto Juliano e Wilson descontaram para a equipe do bairro Jardim Yara. O AECO/Copasa não tem mais chance de classificação.

Outra equipe que está eliminada da Copa COE é o Aliança. Ao contrário do ano passado, quando chegou as quartas de final, este ano a equipe do bairro São João saíra do campeonato mais cedo. No domingo (1º), o Aliança foi derrotado pela segunda vez, nessa rodada para o Paineiras, por 6 a 3. Zé Roberto, três vezes, Vando, Anderson e Antônio balançaram as redes do Aliança, enquanto Gustavo e Jackson, duas vezes, marcaram contra o Paineiras.

Se na primeira partida do grupo C, as equipes brigavam pela permanência no campeonato, na outra estava em disputa a classificação. Santos Imbuia e São Geraldo fizeram o duelo mais equilibrado da rodada, ficando no empate em 4 a 4. Cleison, Marcelo, Reinaldo anotaram para o Santos, além de um gol contra, enquanto Vanderlei, Diego e Marquinhos, duas vezes, fizeram para o São Geraldo. Com o resultado, as equipes continuam a briga por uma vaga.

Futebol

Falta de policiamento, impede realização de jogo no Manduzão

O Pousoalegrense FC poderia ter garantido a classificação para a próxima fase do Campeonato Mineiro Juvenil neste sábado (30) diante do Uberlândia EC. No entanto, a falta de policiamento no estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão impediu que a partida fosse disputada e a classificação da equipe foi adiada.

De acordo com o artigo 14 do regulamento da competição, o mandante da partida é obrigado a providenciar a segurança do estádio, solicitando junto a PM um número adequado de policiais, além de manter uma ambulância, munida de médico, dois enfermeiros, maleta de primeiro socorros, bem como o aparelho desfibrilador.

Como o policiamento não estava presente, o árbitro da partida Hudson Fernandes da Silva, da Federação Mineira de Futebol, não autorizou o início do jogo. Nas partidas anteriores, o Pousoalegrense FC vinha utilizando guardas municipais na segurança do estádio. Porém, a medida que é contrária ao regulamento não foi aceita pelo adversário.

De acordo com comunicado da Federação Mineira de Futebol, publicado em seu site oficial nesta segunda-feira (2), a súmula da partida será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva. Segundo informações, o Pousoalegrense FC deve perder os pontos da partida e o vencedor do duelo será considerado o Uberlândia EC.

O Esporte Pouso Alegre tentou falar com o presidente do Pousoalegrense FC, Paulo Borges, mas não obteve êxito.