quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Futebol

Reestruturada, Liga Esportiva volta a promover torneios em Pouso Alegre


Liga esportiva é uma entidade responsável pela administração do esporte amador em uma determinada cidade ou região. Fundada em fevereiro de 1947, a Liga Esportiva de Pouso Alegre, realizou em um passado distante, campeonatos de futebol que atraiam milhares de torcedores aos estádios pousoalegrenses, além de ajudar clubes amadores e até profissionais a disputarem torneios pelo Sul de Minas e manter um quadro de arbitragem, sempre requisitado pela Federação Mineira de Futebol.

Com uma nova diretoria desde 2009, a Liga Esportiva de Pouso Alegre está buscando voltar à ativa, assim como nas décadas passadas, quando clubes amadores e profissionais da cidade eram reconhecidos em toda região. No primeiro período da nova administração, a entidade procurou solucionar problemas burocráticos e buscar novos filiados. Atualmente com clubes de Pouso Alegre e das cidades vizinhas em seu quadro de associados, a Liga parte para outra etapa importante de seu retorno, a realização de campeonatos.

Nesta quinta-feira (27), às 19 horas, na Avenida Duque de Caxias, 127, a Liga Esportiva de Pouso Alegre realiza o Pré-Arbitral da Copa Integração, um torneio que visa colocar os clubes amadores e profissionais de Pouso Alegre e região em campo novamente. “Essa competição é uma solicitação da Federação Mineira, para tentar resgatar os times de Pouso Alegre, como o Guarani FC, ARSM, EC Sul Minas e o Pouso Alegre FC, e também ajudar as equipes amadoras a se adequarem”, comenta Roberto Aparecido da Silva, presidente da LEPA.

A importância da regularização das equipes amadoras de Pouso Alegre e respectivamente a filiação junto a Liga é estreitar a ligação entre os clubes do interior com a Federação Mineira de Futebol, de acordo com Roberto Aparecido. “O objetivo do campeonato é fazer jus ao seu nome, ou seja, queremos integrar as equipes profissionais com as amadoras, ajudando as pequenas equipes a se organizarem e poderem participar desta e outras competições, que tem ligação com a Federação Mineira de Futebol”, completa.

Valorização e projetos

Outro objetivo da Copa Integração é valorizar os atletas de Pouso Alegre. Ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, quando as equipes da “Terra do Mandu” disputavam a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro somente com jogadores de outras cidades, a intenção é que a partir de 2012, as equipes de Pouso Alegre possam trabalhar com atletas locais. “Temos grandes jogadores espalhados pelos times amadores da cidade. Disputando uma competição, como a Copa Integração, eles poderiam ser descobertos”, lembra Roberto Aparecido.

Além da realização da Copa Integração de Futebol, que deve começar ainda este ano, a Liga Esportiva tem outros projetos para 2012. Com o apoio da Federação Mineira de Futebol, a entidade espera realizar no próximo ano, campeonatos em todas as categorias de base, além do livre e veterano. “Temos dezenas de projetos para colocarmos em prática. Pretendemos realizar trabalhos ligados não apenas ao futebol de campo, mas também aos esportes especializados, futsal, entre outros”, aspira Roberto Aparecido.

Em busca de parcerias

Finalizando o processo de reestruturação da Liga Esporte de Pouso Alegre, Roberto Aparecido agora busca parcerias para reconstruir a sede física da entidade. “Atualmente a LEPA não possui sede fixa. Estou buscando apoio do poder executivo de Pouso Alegre e também do setor privado para encontrarmos uma solução para essa questão. Acredito que em breve, teremos nossa sede, pois o trabalho que estamos fazendo é sério e comprometido com o esporte de Pouso Alegre e região”, afirma o presidente da Liga.

Nenhum comentário: