quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos

Basquete: Com Cristiano em quadra, Brasil vence na estreia


Foi pouco mais de três minutos em quadra, tempo suficiente para Pouso Alegre conhecer a categoria de seu atleta Cristiano Felício, que ajudou a Seleção Brasileira de Basquete estrear com vitória nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, nesta quarta-feira (26). O triunfo dos “Meninos do Brasil” sobre o Uruguai, por 80 a 71, foi bastante comemorado pelos atletas, pois dá mais tranquilidade ao grupo que busca o hexa do campeonato continental. Agora, o Brasil enfrenta os Estados Unidos em busca de mais um triunfo, o que poderia garantir a vaga na semifinal da competição, nesta quinta-feira (27), às 23 horas.

O jogo de estreia contra os uruguaios foi bastante disputado, com a jovem equipe Celeste, reforçada pelo jogador Martin Osimani, fez uma defesa forte, não deixando que o Brasil abrisse vantagem no marcador. Mesmo não fazendo uma atuação que desejava o técnico Ruben Magnano, o domínio do jogo foi quase todo brasileiro. Após encerrar os dois primeiros quartos com uma vantagem mínima, chegou a abrir oito pontos (59 a 51, no início do terceiro período). Daí para frente, soube administrar a vantagem e chegar à vitória por nove pontos de diferença.

Medalha de ouro em cinco oportunidades (1971 e 1987, e o tricampeonato nas edições de 1999, 2003 e 2007), o Brasil levou para Guadalajara uma seleção mesclada de jovens e experientes jogadores. E foram os veteranos que se destacaram na vitória diante dos uruguaios. Guilherme Giovannoni, com 15 pontos e oito rebotes foi o jogador com maior produção na equipe brasileira, seguida pelo armador Nezinho, com 14 pontos e três assistências e também o companheiro de Brasilia, Arthur, que marcou 13 pontos e pegou cinco rebotes.

Os 80 pontos brasileiros foram através de 23 de 55 arremessos de quadra (42%); 5 de 20 arremessos de três pontos (25%), 18 de 35 arremesos de dois pontos; 29 de 36 lances livres (81%), 31 rebotes (9 de ataque e 22 de defesa – o Uruguai pegou apenas 27 rebotes). Além de Giovannoni e Nezinho, o jovem pivô Guilherme Hubner, marcou 11 pontos e ainda pegou sete rebotes. Jogaram e também marcaram Murilo Becker (10 pontos e 4 rebotes), Marcelinho Machado (12 pontos), Betinho (2) e Benite (3). Jogaram e não pontuaram – Cipolini, Davi, Cristiano Felício e Bruno Erigoyen.

Para o técnico brasileiro, o argentino Ruben Magnano, o importante foi estrear com vitória. “Foi um jogo muito duro, onde não tivemos chance de abrir grande vantagem até os minutos finais quando fizemos um jogo inteligente ofensivamente. O Uruguai marcou muito forte e cabe a arbitragem fazer o limite. Tivemos cinco jogadores marcando 10 ou mais pontos, isso mostra que jogamos como equipe”, analisou Magnano. Sobre o adversário desta quinta-feira, Magnano tem poucas informações, porém adianta que será jogo duro. “Os Estados Unidos fizeram um amistoso contra Porto Rico e foi muito disputado. Vai ser assim conosco”.

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Nenhum comentário: