terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos

Chegou à vez de Pouso Alegre

Cristiano Felício estreia nesta quarta-feira com a seleção brasileira de basquete.
Sexta é o dia de Jéssica Dalt pisar no tatame para buscar o ouro no Karatê



Os Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara, chega ao seu 13º dia de competição nesta quarta-feira (26). E às 16 horas, um pousoalegrense entra em ação para buscar a medalha de ouro. Cristiano Felício faz parte da equipe brasileira de basquete, que enfrenta o Uruguai. A outra pousoalegrense nas Olimpíadas das Américas é Jéssica da Dalt Cândido, que inicia a luta por uma medalha apenas na sexta-feira (28), na modalidade karatê.

Em busca de mais um ouro

Rubén Magnano, treinador argentino que comanda a Seleção Brasileira surpreendeu os torcedores ao convocar jovens jogadores para o Pan-Americano de Guadalajara. Entre as novas estrelas do basquete nacional que vão representar o país na competição continental, está Cristiano Felício, o pousoalegrense de 19 anos e 2,06 m de altura, que se destacou no último Campeonato Mundial de Basquete Sub-19, disputado em julho na Letônia.

Cristiano é atleta do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte e ao lado dos seus companheiros vai tentar buscar a sexta medalha de ouro para o Brasil na história Pan, o que seria a quarta seguida. Para os Jogos Pan-Americanos, o Brasil mantém a base vice-campeã do Campeonato Pré-Olímpico de Mar Del Plata, na Argentina, que garantiu o retorno brasileiro a uma Olimpíada depois de 16 anos.

Sem a pressão de buscar a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, o Brasil realizou uma preparação mais tranqüila para o Pan-Americano. Na segunda-feira (24), a Seleção realizou seu último jogo-treino, contra o Canadá e venceu bem o desafio por 89 a 65. O técnico Rubén Magnano pôde avaliar melhor a equipe e os jogadores conseguiram aperfeiçoar mais o entrosamento a poucos dias da estreia.

O Brasil está no Grupo B dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e enfrenta, na sequência, Uruguai, Estados Unidos e República Dominicana. No Grupo A, estão México, Argentina, Porto Rico e Canadá. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais e os vencedores decidem a competição, que acontece no domingo (30).

Magnano tem a disposição uma equipe formada por 12 atletas que atuam no NBB: os armadores Nezinho (Brasília), Benite (Limeira) e Davi (Pinheiros); os alas Marcelinho Machado (Flamengo), Betinho (Paulistano), Bruno Irigoyen (Minas) e Arthur (Brasília); e os pivôs Guilherme Giovannoni (Brasília), Murilo (São José), Cipolini (Uberlândia), Guilherme Hubner (Minas) e Cristiano (Minas).

No trilho da tri-campeã

33 anos e três ouros em Jogos Pan-Americanos. Lucélia Ribeiro é a única brasileira a conquistar o tri na competição continental de forma consecutiva. A atleta que já passou por Pouso Alegre, quando treinou na Academia Minas-Kan/Biolab, é a lutadora a ser batida na categoria 60 Kg. Buscando seguir o mesmo caminho, o dos títulos, a pousoalegrense Jéssica da Dalt Cândido, de 20 anos, faz sua estreia na competição de Guadalajara nesta sexta-feira (28), às 13 horas.

Atleta da Academia Minas-kan/Biolab, projeto que incentiva jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva, Jéssica entrou para o mundo dos tatames aos seis anos de idade e, o que era um hobby, virou trabalho. Com apenas 14 anos dedicados ao esporte, ela já tem currículo de veteranos: nove vezes campeã mineira, seis vezes campeã brasileira, tetracampeã sul-americana e pan-americana, além de campeã dos Jogos Abertos de São Paulo.

Com a chegada dos jogos, os treinos se intensificaram para aperfeiçoar os golpes, a velocidade e o ritmo da luta, mas a jovem é exigente e seu grande receio é não conseguir desempenhar sua melhor performance no México. “Venho treinando muito e me dedicando bastante, mas a tensão de um campeonato é muito grande”, avalia Jéssica que no último mês esteve na Europa participando de competições internacionais.

João Batista Rodrigues, o João do Karatê, treinador da pousoalegrense chegou ao México no último final de semana para apoiá-la. Há mais de 15 anos trabalhando diretamente com a atleta, João do Karatê disse que Jéssica está confiante e preparada para as lutas. “Fizemos nossa parte dando total suporte a ela. Agora é torcer para que tudo ocorra bem no dia das lutas”, lembra.

Para ser campeã, Jéssica Dalt terá que disputar no mínimo cinco lutas. Em sua categoria, 50 Kg, são oito atletas divididas em duas chaves de quatro. Todas lutam contra si, classificando uma de cada chave para a grande decisão, que acontece no mesmo dia, sexta-feira (28), às 20h50min. “Se Deus quiser, Jéssica vai conseguir trazer o ouro para o Brasil, para Minas Gerais e para Pouso Alegre. Vamos torcer”, comenta João do Karatê.

Nenhum comentário: