segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Futsal

Tijuca é campeã da Copa Zumbi dos Palmares


Os torcedores da Tijuca fizeram a festa neste domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra. A equipe se sagrou campeã da Copa Zumbi dos Palmares de Futsal ao vencer o Boca Juniors por 5 a 4, em um duelo disputado no ginásio poliesportivo Joaquim Moisés, a quadra do Bandulinha. A conquista inédita para a Tijuca foi definida apenas nos minutos finais, com um gol polêmico do experiente Xoxola.

Para ficar com a taça, a Tijuca teve que superar o último campeão da Copa Zumbi dos Palmares e seu algoz em 2010. No último ano, o Boca Juniors superou a Tijuca em duas oportunidades, como na própria Copa Zumbi dos Palmares e na extinta Copa Unimed de Futsal, que foi disputada no ginásio poliesportivo Rosão – nessas duas competições, o Boca venceu a Tijuca na semifinal.

No entanto, neste domingo, a vitória da Tijuca começou a ser construída logo aos 7 minutos da etapa inicial com Vinny. Logo depois, Xoxola ampliou o placar da partida, para a alegria dos torcedores presentes na quadra do Bandulinha.  Edgar, que viria a ser o artilheiro do campeonato, diminuiu para o Boca: 2 a 1. Animada, a equipe foi em busca do empate, mas quem marcou foi a Tijuca, com Juliano, aos 18 minutos.

Em desvantagem no marcador, o Boca voltou para a etapa final mais determinado e pressionando o adversário. Logo aos 3 minutos, Edgar descontou novamente e menos de um minuto após o segundo gol, Leandro acertou um belo chute de longe igualando o placar. O empate assustou a equipe da Tijuca, mas com a experiência de seus jogadores a partida voltou a ficar equilibrada.

Tchonda pôs a Tijuca em vantagem aos 10 minutos. Porém, quando a equipe ainda comemorava, Edgar voltou a marcar e empatar. Com este resultado, o título seria disputado nos pênaltis, mas aos 18 minutos Xoxola entrou em ação e marcou o quinto gol da Tijuca. Nesse lance, os jogadores do Boca reclamaram com a arbitragem alegando que a bola não teria entrado, mas o jogo seguiu, mesmo com a expulsão do goleiro Tiago.

Com um a menos em quadra, o Boca Juniors viu a Tijuca ficar com a taça de campeão. A equipe que buscava o bi teve que se contentar com o vice-campeonato, além do prêmio de artilheiro para o atleta Edgar, que marcou 8 gols em cinco jogos disputados. Outro prêmio concedido após a decisão foi para o goleiro menos vazado. João Paulo, do Real Madrid, ficou com a medalha, por ter uma média de 2,2 gols sofridos por partida.

Nenhum comentário: