sexta-feira, 16 de março de 2012

Vai começar a Copa COE de Futebol Amador

O maior torneio de futebol amador do interior de Minas está repleto de novidades.
As 40 equipes iniciam a disputa neste sábado (17) e a briga pelo título promete



Ainda resta um tabu a ser quebrado no bairro São João: o do bi-campeão. Desde o início da Copa COE de Futebol Amador, em 2007, nenhum time conseguiu levantar o troféu por duas vez, feito que será difícil de ser quebrado este ano, é o que espera 36 das 40 equipes participantes da atual edição – em 2012, a competição irá contar com quatro equipes campeãs, Cantareira, Ponte Preta, Flamina e Ouro Fino, este, o último a levantar a taça.

A grande baixa para a sexta edição da Copa COE é o Clube de Campo Pouso Alegre. Devido a problemas internos, o campeão de 2010 abriu mão da disputa, facilitando, em tese, para os demais participantes. Em seu lugar entrou a equipe da Ótica Real Bangu, que junto de outras nove equipes estréiam na competição – Juventus FA, Drogaria Americana, São João, Atlético Gabiroval, Independente, Juventude, Abutres, Corinthians e Heliodora.

Além do aumento no número de participantes, a sexta edição da Copa COE apresenta mudanças também no sistema de disputa. As 40 equipes foram divididas em 10 grupos iguais, classificando os primeiros colocados de cada chave direto para as oitavas de final e os segundos colocados – mais dois melhores terceiros na classificação geral – para uma segunda fase, já em forma de mata-mata, que garante vaga nas oitavas.

“A Copa COE é o maior campeonato de futebol amador do interior de Minas Gerais e este ano teremos 40 equipes. Com isso, nós da comissão organizadora e os representantes das equipes, queremos que o nível da competição seja melhor ainda e que todo mundo saia ganhando com isso, os torcedores, o bairro São João e a cidade de Pouso Alegre”, comenta Benedito Salvador Barbosa, o Dito Cantareira, diretor da Comissão Organizadora de Esportes.

Participantes

Como nos anos anteriores, quase todos os participantes foram em busca de reforços para brigarem pelo título. No entanto, os resultados mostram que as equipes que conservam a base das últimas edições levam vantagem. Foi assim com Ouro Fino em 2011. A equipe que no ano anterior foi eliminada na semifinal, retornou ao bairro São João praticamente com o mesmo elenco e foi campeã. Para este ano, a receita será repetida.

O mesmo acontece com as equipes do Flamina, Cantareira, Ice Bom, Algodão, Ponte Preta e Sport São João, consideradas favoritas ao título este ano. Das equipes que buscam surpreender, estão o Flamengo, do bairro São João, que terá a experiência e qualidade dos irmãos Casinha e Edson, o Andorinha, que vem com jogadores de Ipuíuna e o Ferrari São Geraldo, que vai contar com a presença dos ex-jogadores do CCPA.

Mas, a grande novidade entre os participantes deste ano fica por conta da Tijuca. A equipe que em 2011 foi eliminada precocemente na primeira fase da competição, vai trazer para esta edição da Copa COE, dois ex-jogadores profissionais, com passagens por vários clubes brasileiros e até mesmo a seleção nacional: o atacante Marques e o meia Valdir, que também brilhou com a camisa do Atlético Mineiro, no final da década de 90.

Jogos

A Copa COE de Futebol Amador começa neste final de semana com a disputa de quatro jogos. No sábado (17), o último campeão do torneio, Ouro Fino enfrenta a equipe do São Geraldo, às 15 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera. Logo em seguida, às 17 horas, o Minas pega o Juventus FA. No domingo (18), o Paineiras joga contra o Flamengo, do bairro São João, às 15 horas e às 17, o Napoli duela com o Santos São João.

Nenhum comentário: