quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pouso Alegre Rugby treina em busca de reconhecimento e apoio



“Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil”. Foi com esse pensamento, originalmente falado em uma campanha publicitária de uma marca de material esportivo, que um grupo de amigos resolveu criar o Pouso Alegre Rugby. Porém, depois de um ano de fundação, a equipe que treina toda semana no Campus Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, ainda busca reconhecimento e apoio para participar de jogos e campeonatos.

“Encontramos muitas dificuldades depois que criamos o Pouso Alegre Rugby. Além da falta de atletas, não temos apoio para comprarmos equipamentos, para pagarmos o transporte da equipe, uniforme dos jogadores, entre outras coisas. Tudo que temos até agora saiu do nosso bolso. A única ajuda que temos vem da Univás, que nos empresta o campo para treinarmos”, comenta Felipe Castro Neves, fundador e jogador do Pouso Alegre Rugby.

No entanto, a falta de apoio não acontece apenas em Pouso Alegre. Felipe acredita que todos os clubes do país lutam para ter reconhecimento e conquistar patrocínios, mesmo o Rugby sendo considerado esporte olímpico. Apesar disso, a modalidade esportiva vem crescendo bastante, ganhando adeptos e torcida. Assim como o futebol, o Rugby praticado nos dias de hoje, foi criado pelos ingleses.

Porém, desde a época dos romanos existem registros de jogos praticados com bola, semelhantes ao Rugby. Uma curiosidade é que esta modalidade esportiva chegou ao Brasil junto com o futebol, pelas mãos dos homens de negócios e imigrantes britânicos. Charles Müller, o grande difusor do futebol no Brasil, foi responsável pela organização de um time de Rugby na cidade de São Paulo, onde morava.

“A cultura do futebol é muito grande no Brasil e em Pouso Alegre não é diferente. Nossa ideia, ao criar o Pouso Alegre Rugby não era tentar competir com o futebol, até por que é impossível fazer isso. Mas, queríamos difundir essa modalidade a todos que gostam de esporte. Espero que um dia possamos fazer isso”, afirma o fundador do Pouso Alegre Rugby, que antes de vir para a cidade, praticou o esporte em São Paulo.

O Pouso Alegre Rugby conta com poucos atletas em seu elenco, mas alguns com experiências em outras equipes e até mesmo em outros países. A equipe treina duas vezes por semana, nas segundas e quartas-feiras, das 19 às 21 horas, no Campus Fátima, da Univás. Segundo Felipe Castro Neves, não existe restrição quanto ao físico ou idade para participar da equipe. “O Rugby é um dos esportes mais democráticos que existe”, completa.

Nenhum comentário: