segunda-feira, 18 de junho de 2012

Com Marques no banco, Tijuca perde e está eliminada da Copa COE



Foi um dia atípico na Copa COE. Centenas de torcedores foram ao estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no sábado (16), não apenas para acompanhar os jogos, cada vez mais emocionantes. Eles foram também para ver Marques Batista de Abreu, o ex-atacante Marques, de 39 anos, com passagens pelo Atlético Mineiro, Vasco da Gama, São Paulo, Flamengo, Corinthians e Seleção Brasileira.

Aos gritos de “Olê Marques”, o Xodó da Massa entrou em campo, mas não para jogar. Devido a questões contratuais com o Galo, seu último clube como profissional, o agora deputado estadual não poderia vestir a camisa de outro time, mesmo sendo amador, como a Tijuca. No entanto, do banco de reservas, Marques viu a equipe liderada por Rodrigo Modesto sair na frente do placar e tomar a virada nos últimos minutos.

A derrota por 4 a 3 diante do Sport São João acabou eliminando a Tijuca do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Porém, o resultado não foi tão importante quanto a presença do ex-atacante do Atlético Mineiro no bairro São João. Marques demonstrou muita atenção e atendeu a todos os torcedores que pediram autógrafos e fotos, sempre com a simpatia e a humildade de um ídolo do esporte.

Virada nos acréscimos

Sobrou emoção na partida entre Tijuca e Sport São João. De um lado uma equipe classificada e do outro um time que precisava da vitória para garantir vaga na próxima fase. O clima de festa foi deixado de lado, pois dentro das quatro linhas jogadores das duas equipes correram bastante. E quem começou melhor foi a Tijuca, que abriu o placar aos 11 minutos, com Andrinho, chutando de longe e contando com a colaboração do goleiro adversário.  

O gol assustou o Sport São João, que não conseguia chegar ao ataque. Sem os irmãos Niquimba, que estavam no banco, à equipe do bairro São João, vice-campeã da Copa COE em 2011, se limitava a defender. Nas poucas vezes em que foi exigido, o goleiro Luizão fez boas defesas, se redimindo da falha no primeiro gol do jogo. Com isso, o placar de 1 a 0 foi mantido até o intervalo do duelo.

O segundo tempo começou com as equipes mais agressivas e os cartões começaram a aparecer. E as substituições nas equipes também seguiram. Na Tijuca, saiu Valdir, ex-volante do Atlético Mineiro e Internacional e entrou Patrick. Já no Sport São João entraram os irmãos Niquimba. E foi dos pés de Fabiano que saiu o gol de empate. Aos 18 minutos, o atacante arriscou de longe e acertou um belo chute no canto de Rodrigo Modesto.

Só que três minutos depois, a Tijuca voltou a ficar na frente do placar com Sandrinho. O experiente atacante recebeu lançamento pelo meio e bateu na saída do goleiro Luizão, que nada pôde fazer. Assim como a resposta da Tijuca não demorou, o Sport São João deu o troco pouco tempo depois de sofrer o gol. Aos 23 minutos, Patinho cruzou na área e após desvio do volante da Tijuca, Ricardo Marinho, a bola entrou para o fundo da rede.

O empate não interessava a Tijuca, que partiu para cima do Sport São João. O técnico Tu sacou Kaninho, herói do último jogo da equipe na Copa COE e colocou Vilmar. A substituição deu resultado, pois foi justamente o novo atacante que colocou a equipe grená na frente do placar novamente. Aos 39 minutos, Patrick cobrou falta na área e Vilmar subiu entre os zagueiros do Sport São João para fazer de cabeça o terceiro da Tijuca.

E quando o jogo caminhava para o seu final, com a vitória e classificação da Tijuca, o atacante Kléber entrou em ação e o Sport São João reagiu. Aos 45 minutos, ele recebeu cruzamento de Bruninho dentro da área, dominou e virou batendo no canto. Três minutos depois, após cobrança de falta de Rogério Reis, a bola ficou na pequena área e Kléber aproveitou para empurrá-la para o fundo da rede: 4 a 3, virada do líder do grupo E.

Goleadas e classificação

A outra vaga da chave E ficou com o Juventus. A equipe do bairro Fátima venceu o Mandu por 5 a 2, também no sábado (16) e garantiu a segunda posição do grupo. Hudson e Vanilson, duas vezes cada e Elciran marcaram para o Juventus, enquanto Jonas, duas vezes, um deles olímpico, descontou para o Mandu, que se despede do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais sem vitória.

No domingo (17), duas partidas foram disputadas para definir o grupo F. No primeiro duelo, o Atlético Gabiroval goleou Heliodora por 5 a 3, com três gols de Joliabe, Tatu e Luiz Daniel – Jonathan, marcou os três gols do adversário – e ficou com a primeira posição da chave. A outra vaga ficou com o Cantareira, que levou a melhor sobre o Independente, vencendo por 4 a 2, com três gols de Pedro Henrique e um de Guthiner – Demir os gols do adversário.

Nenhum comentário: