quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Nacional: saída de Nova Serrana é motivada por divergência política




Integrante da elite do futebol mineiro, o Nacional Esporte Clube não continuará em Nova Serrana, cidade da região Centro-Oeste do Estado, em 2013. O presidente do Búfalo confirmou a informação já há algumas semanas. “A saída é certa. Agora estamos negociando com outras cidades mineiras. Mas ainda vamos ficar aqui até o fim da Taça Minas Gerais”, disse Amarildo Ribeiro, despistando sobre o possível destino do clube, a cidade de Pouso Alegre.

Com quatro anos de fundação, o Nacional Esporte Clube foi criado em Coronel Fabriciano, cidade da região do Vale do Rio Doce, pelo atual presidente. Quem dá as cartas no clube, contudo, é um velho conhecido do futebol mineiro. Segundo informações, o principal apoiador é o atual senador e ex-presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Zezé Perrella. Ainda sob administração dos “Perrellas”, a Raposa firmou uma parceria com o Nacional.

Neste ano, por exemplo, vários jogadores e até o técnico do clube que disputou o Campeonato Mineiro pelo Nacional Esporte Clube vieram da Toca da Raposa. A assessoria do senador Zezé Perrella, informou que "ele sempre se esforçou para o desenvolvimento do futebol no estado, mas que nunca foi investidor no futebol".

A mudança de sede ocorrerá em função de divergências políticas. O atual prefeito de Nova Serrana, Paulo Cesar Freitas, filiado ao mesmo partido (PDT) e amigo de Zezé Perrella, não conseguiu a reeleição. Apesar de ter construído a Arena do Calçado (que oficialmente leva o nome de Senador Zezé Perrella, um agrado feito ao parceiro político), o prefeito Paulo Cesar Freitas é um dos responsáveis pela saída do Nacional de Nova Serrana.

E quem faz essa acusação é o prefeito eleito, Joel Martins: “O time do Nacional é do atual prefeito o Paulo Cesar Freitas e do senador Zezé Perrella. Eles não querem que o time permaneça em Nova Serrana puramente em razão de desentendimentos políticos. Como ele perdeu a eleição, não quer que o clube fique aqui na cidade”, afirmou.

Com a mudança do Nacional, o prefeito eleito vai negociar com outros clubes para trazer alguns jogos do Campeonato Mineiro para a cidade. Inaugurada neste ano, a Arena do Calçado, construída com dinheiro público ao custo de mais de R$ 3 milhões, pode ser palco apenas do futebol amador no ano que vem. “Ele (Paulo Cesar Freitas) deveria ter planejado melhor. Gastou muito dinheiro no estádio e vai ajudar a tirar o time daqui agora”, disse.

Paulo Cesar Freitas, que diz não ter ligação com o clube, rebate: “Eu trouxe o Nacional para cá e apoiei eles. O Nacional tem compromisso conosco até o fim deste ano. O clube não vai ficar porque o prefeito eleito não gosta de futebol. O filho dele (Joel Martins) já disse que pretende fazer uma pista de motocrross na Arena. Tenho uma boa relação com o presidente do Nacional e sei que ele gostaria de ficar. O problema é o prefeito que vai assumir”, disse.

Questionado sob o alto investimento feito na Arena do Calçado, Paulo Cesar Freitas acredita que o município já teve a contrapartida. “Nova Serrana teve o nome divulgado para todo o país. Foi uma exposição de mais de 30 horas de eventos transmitidos pela TV. Agora o que falta é vontade política do prefeito eleito”, afirma.

O presidente do Nacional disse que não foi procurado pelo prefeito eleito, mas também que não tentou nenhum movimento para ficar na cidade. "A obrigação é dele (Joel Martins) me procurar", frisa Amarildo Ribeiro.

Nenhum comentário: