sábado, 14 de abril de 2012

Santos FC 100 anos - Zé Carlos Espoleta, o eterno “Menino da Vila”



Ao longo dos seus 100 anos de história, completados neste sábado (14), o Santos Futebol Clube revelou grande parte dos craques do futebol brasileiro, como Neymar, a maior estrela da atualidade. Mas, antes dele e de Robinho, outro destaque recente que despontou com a camisa alvinegra, um pousoalegrense também fez parte dos “Meninos da Vila”: José Carlos do Nascimento, o Zé Carlos Espoleta, campeão paulista em 1978.

Ao lado de grandes jogadores como Pita, Nilton Batata, Juary, Clodoaldo e Gilberto Sorriso, Espoleta ajudou o Santos FC a conquistar o seu primeiro título pós-Pelé e iniciar a mística sobre os “Meninos da Vila”. Esta vitoriosa equipe foi formada pelo técnico Chico Formiga, ex-atleta do clube na década de 50, que sem recursos financeiros encontrou na categoria de base a fórmula do sucesso: ele mesclou os jovens com atletas mais experientes.

“As dificuldades foram imensas quando cheguei ao Santos em 1976, por indicação do amigo Paulo Borges, irmão de Grapete. Além da idade, eu já tinha passado por três cirurgias. Para ficar no Santos, precisei andar até de joelhos diante do médico do clube, Doutor Carlos Braga. Ele me aprovou e eu iniciei minha carreira”, lembra Zé Carlos Espoleta, que antes de vestir a camisa alvinegra, jogou pelo Cruzeirinho, do treinador Edson Pinto Soares, o Corinho.

“Tive muito apoio no início da minha carreira. A diretoria e a comissão técnica do Santos sempre me deram forças para continuar em busca do meu sonho. Tive a felicidade de ser orientado por grandes ídolos, como Ramos Delgado, Pepe, Mengalvio, José Eli de Miranda, o Zito, e claro, o treinador Chico Formiga e Clodoaldo, tricampeão mundial com a Seleção Brasileiro de 1970, a quem tive a honra de substituir”, comenta.

Em relação ao Campeonato Paulista de 1978, Zé Carlos Espoleta o considera como o mais importante de sua carreira, pois foi aquela competição que marcou e impulsionou sua vida de atleta profissional. “Devido ao nosso atrevimento dentro de campo naquela competição, fomos denominados como ‘Meninos da Vila’ e para mim é um orgulho ter feito parte da história do Santos, de ter sido um ‘Menino da Vila’”, conta.

Depois do título paulista, Espoleta defendeu o Santos por mais três temporadas. O pousoalegrense também passou pelo Náutico, Ferroviária, Juventus, Ituano e Tokyo Gás, do Japão. E foi do outro lado do mundo, que ele iniciou a carreira de treinador, que durou mais de 15 anos. De volta a sua terra natal em 2010, no ano seguinte, assumiu o cargo de diretor de esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, onde trabalha até hoje.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse "menino" era muito esforçado...
Operado, não deixava de fazer seus execícios de fortalecimento na praia, além da fisiot. no próprio clube.
Estudava para ingressar na faculdade de educação física enquanto se recuperava.
A fé em Deus e a religião católica eram muito forte em sua vida.
Com certeza, essas qualidades continuam em sua caminhada!
Abraços ao Campeão Paulista de 1978!

Jéferson de Castro Rosa disse...

Além do grande jogador que foi, Zé Carlos também fora dos gramados foi craque. Apesar das dificuldades de datas devido aos compromissos, na época do Santos F C, Zé Carlos nunca deixou de ser solidário e ajudou muito a APAE de Conceição dos Ouros com a sua presença em nossos eventos.
Sua humildade e o grande coração, faz deste um verdadeiro campeão, dentro e fora do campo!
Parabéns Campeão, por fazer parte da história destes 100 anos de Santos F C.