segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Futebol


A origem do Dragão das Alterosas

Em 1894, Charles Müller trouxe para o Brasil, o futebol. Em pouco tempo, a prática se difundiu pelo país, inclusive em Pouso Alegre. A origem do futebol na Terra do Rio Mandú, é datada em meados de 1910. Padres e estudantes do Rio de Janeiro e São Paulo, que lecionavam e estudavam no Colégio São José, deram inicio a prática do esporte na cidade.


A primeira diretoria do PAFC

Com a popularização do futebol em Pouso Alegre, um grupo de amigos apaixonados pelo esporte, resolveu fundar o Pouso Alegre Foot Ball Club em 1913, em uma reunião na casa de Alfredo Ennes Baganha, no dia 15 de novembro daquele ano. Naquela ocasião, foi criada também a primeira diretoria do clube, que em 7 de julho de 1944 passaria a se chamar Pouso Alegre Futebol Clube.

O primeiro presidente do Dragão das Alterosas foi Alfredo Ennes Baganha e o vice João Marcondes Santos. O restante da diretoria era composta por Alfredo de Carvalho Águeda, Eduardo de Souza Gouveia, Porfírio Ribeiro de Andrade, Pedro José Narciso, Pedro Alves da Cunha e Benedito Soares (1º capitão do time).

A primeira partida do PAFC aconteceu somente no dia 1º de março de 1914, contra o Democratas. O duelo terminou em 0 a 0 e foi disputado no campo do Colégio São José, onde hoje encontra-se o ginásio poliesportivo Ludovico Pavonni. E o primeiro triunfo do Dragão só veio a acontecer 13 dias depois jogando em Santa Rita do Sapucaí. O rubro-negro bateu o Santarritense FC pelo placar de 2 a 1.

E com o passar dos anos, o Pouso Alegre Football Club se manteve em atividade, realizado diversos jogos amistosos e até mesmo torneios contra equipes do Sul de Minas. No entanto, ainda no final da década de 10, o PAFC caiu no ostracismo, voltando aos gramados no ano de 1928, conquistando sua maior glória até aquele momento.

No dia 28 de setembro daquele ano, reunidos no Fórum de Pouso Alegre, Alfredo Baganha, primeiro presidente do PAFC e José Nunes Rebello, lavraram a ata de compra de um terreno localizado no alto da Rua Comendador José Garcia, onde seria construído o futuro estádio do Dragão das Alterosas. O valor da compra foi de 8 contos de réis.

A partir disso, já na década de 30, muitos times paulistas começaram a jogar no campo do PAFC. Guarani, Ponte Preta e o extinto Ypiranga, foram alguns dos times que passaram por Pouso Alegre. Nessa mesma época, foram criados e disputados vários torneios intermunicipais. No final da década de 40, mais precisamente no ano de 1947, foi fundada a Liga Esportiva Municipal de Amadores (LEMA). A entidade, que teve como primeiro presidente Pardal Vilhena de Alcântara, passou a organizar essas competições e muitos times amadores apareceram na cidade, fazendo frente ao PAFC.

Com o fortalecimento de outros times, o Pouso Alegre acabou entrando em recesso das competições amadoras no início da década de 50, colocando assim um ponto final na sua primeira fase como clube de futebol amador.

Com informações de Donizete Barbosa

Nenhum comentário: