segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Futebol


A primeira era profissional

Mais de uma década longe dos gramados, o PAFC resolveu voltar no ano de 1967. E voltou como profissional. O rubro-negro participou naquele ano da Segunda Divisão do Mineiro. O Pouso Alegre FC foi campeão da Chave Sul do torneio e classificou-se para as finais, mas acabou perdendo a vaga nos tribunais, por incluir um atleta em condição irregular.

Aquilo foi um balde de água fria jogado nas pretensões pousoalegrenses. No ano seguinte, o time voltou a disputar a mesma competição, mas não contava com o mesmo entusiasmo e foi eliminado logo na primeira fase do certame. Atolado em dívidas, o PAFC fechou o seu breve retorno aos gramados em 1968.



O título mais importante

Com o novo fechamento do PAFC, outro problema se acarretou na cidade. A LEMA, que comandava os torneios amadores, também foi sucumbida e encerrou suas atividades no final da década de 60. Porém, a persistência de alguns clubes amadores de Pouso Alegre, não permitiu que o futebol chegasse ao fim.

A década de 70 ficou marcada pelos torneios regionais que contavam com a participação de jogadores consagrados no futebol paulista, ou que viriam fazer sucesso no Brasil. Ao mesmo tempo, nascia nesse período a nova geração do futebol da cidade. Zé Carlos "Espoleta", Paulo da Pinta, Betão, Hermínio, Juninho Coldibelli, Amarildo e Silvano, viriam futuramente elevar o nome de Pouso Alegre no cenário futebolístico.

No início da década de 80, a Liga Municipal foi reativada. Com isso os torneios amadores da cidade - que não pararam de ser realizados - foram fortalecidos e boatos da volta do PAFC começaram a ser ouvidos pela cidade. E isso aconteceu em 1983. Ainda como time amador, o PAFC foi campeão da Copa Sul Mineira, jogando com atletas somente da cidade.


E foi nesse mesmo ano, que o PAFC conquistou seu maior troféu. O rubro-negro foi campeão amador do Estado de Minas Gerais. O torneio que foi disputado por mais de 30 equipes, teve em sua final PAFC e Curvelo.

Com informações de Donizete Barbosa

Nenhum comentário: