terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jogos Estudantis

“Eu errei e peço desculpas”, diz professor que ofendeu aluno no JEMG


Semifinal dos Jogos Escolares de Minas Gerais. A partida entre o Colégio São José e a EE Cândido Gomes, de Alvinópolis, valia vaga na decisão da modalidade handebol. Os ânimos dos atletas estavam elevados dentro da quadra. Neste momento, o treinador da equipe de Pouso Alegre solicita aos árbitros tempo técnico. Ricardo de Paula Luna aproveita para orientar seus jogadores. No entanto, o clima nervoso do duelo, tinha ultrapassado as quatro linhas e chegado ao banco de reservas. Ricardinho, como o treinador também é conhecido, acabou se exaltando e chamando seu aluno/atleta de “burro”.

Uma equipe de reportagem de Juiz de Fora, cidade que sediava o evento esportivo, acabou flagrando o ocorrido e o caso ganhou proporções maiores, com a imagem do professor gritando com seu aluno, "Você vai pra lá marcar quem? Quem? Burro", chegando a ser exibida em diversos telejornais. Arrependido da maneira como falou com o seu jogador, Ricardo de Paula Luna falou com o Jornal Diário na tarde de segunda-feira (15) e aproveitou para esclarecer o fato e pedir desculpas aos envolvidos.

Segundo o treinador de handebol, a maneira que ele cobrou um melhor posicionamento do atleta não foi a ideal. Para ele, foi um momento de descontrole, provocado pelas circunstâncias daquela partida, onde sua equipe disputava uma vaga na final da fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais. “A arbitragem não foi legal durante o jogo. Nossa equipe estava bem na partida, mas os árbitros estavam dificultando nosso jogo. E na vontade de vencer, de ver o Colégio na final do JEMG, acabei falando aquilo”, comenta.

Ricardo de Paula disse que as palavras ditas durante aquele tempo técnico não condizem com seu passado, que é repleto de conquistas. Com mais de 10 anos de trabalhos prestados ao Colégio São José, o professor ajudou a instituição a conquistar centenas de títulos em competições estudantis. “Trabalho há quase 20 anos com esporte em Pouso Alegre. Há 18 realizado treinos com centenas de crianças na Praça de Esportes e a mais de 10 trabalho no São José, ajudando o Colégio a brilhar em diversos campeonatos”.

De acordo com o professor, sua atitude foi errada, mas que não foi intencional. “Eu errei e agora só me resta pedir desculpas. Peço desculpas ao Colégio São José, as pessoas envolvidas nesse caso e espero que o ocorrido não seja repetido por ninguém. Foram dois segundos de descontrole, de falta de atenção. Estava sozinho naquele momento. Sempre trabalhei ao lado do Irmão Rino, que sempre me orientou e me apoiou. Foi um momento infeliz, uma frase que eu não deveria ter dito jamais”, lamenta o professor.

Foto: Fernando Lima/Jornal Diário

4 comentários:

Anônimo disse...

o mais interessante foi ele se comparar a treinadores como bernardinho e muricy ramalho tem dó né ricardinho!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ele não se comparou ao Muricy e Bernardinho, ele fez uma analogia da maneira em que ele e os treinadores citados tratam seus atletas.

Anônimo disse...

Tudo bem que ele fez uma analogia aos treinadores, mas os atletas de elite são compensados pelos resultados de sua equipe e são adultos,sabem que a cobrança é necessária e entendem o tom que seus treinadores cobram. Agora um professor que tem responsabilidade por seus alunos que estão em formação de personalidade ñ pode agir dessa maneira!!!Não tem justificativa, é uma falta de respeito. E infelizmente ele não é o único, sou ex atleta e já presenciei várias situações parecidas......só lamento.Ainda bem que esse episodio foi divulgado e que essa divulgação possa abrir os olhos de outros profissionais que tem esse tipo de postura para que respeitem mais seus alunos e atletas.

Anônimo disse...

Acho que o Ricardo é um dos melhores senão o melhor profissional de Educação Física de Pouso Alegre

Nathanael dos Santos Vieira