segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jogos Estudantis

Professor que chamou aluno de “burro” é demitido


A fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais, disputada em Juiz de Fora no último final de semana, acabou sendo antagônica para Ricardo de Paula Luna, professor do Colégio São João. Durante a semifinal contra a Escola Estadual Cândido Gomes, de Alvinópolis, o treinador de handebol foi flagrado por uma equipe de reportagem chamando um aluno/atleta de 14 anos, de “burro”. O fato aconteceu durante o tempo técnico do duelo: "Você vai pra lá marcar quem? Quem? Burro", disse ele aos gritos, cobrando o posicionamento do aluno.

Segundo a reportagem, após à ofensa, os gritos do professor continuaram. O treinador chegou a ser repreendido por um dos árbitros: "São Jogos Escolares professor!". A partida recomeçou e muito agitado, Ricardo de Paula acabou sendo expulso de quadra. O destempero custou a eliminação da equipe de Pouso Alegre, que perdeu o jogo. Logo após a partida, o treinador tentou se explicar.

“Eu falo com meus alunos da maneira que eu quero. Se eu estou aqui é porque o meu diretor aprovou eu estar aqui e os pais assinaram”, disse ele. Não contente, ele comparou a atitude a grandes nomes conhecidos no cenário nacional: “Se for desse jeito vamos ter que prender o Bernardinho, prender o Muricy Ramalho. São Jogos Escolares, mas se o pai e o diretor não confiassem em mim, meus alunos não estariam aqui".

Punição

A coordenação dos Jogos Escolares se manifestou sobre o incidente logo após o termino da partida. No sábado (13), a Comissão Disciplinar da competição anunciou a punição ao treinador, que ficará impedido de participar do Programa Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais, o JEMG e de competições organizadas pela Secretaria de Esportes e da Juventude e Secretaria de Estado de Educação, pelo período de quatro anos.

Já a diretoria do Colégio São João, após reunião do conselho pedagógico, decidiu demitir o professor Ricardo de Paula Luna, na segunda-feira (15). Para o diretor da instituição de ensino, Giovanni Marques Santos, o treinador de handebol foi infeliz ao orientar o aluno/atleta. “Ao contrário do que o professor disse a imprensa após a partida, o Colégio São João repudia qualquer tipo de atitude como aquela”, comenta.

De acordo com Giovanni Marques, Ricardo de Paula é um profissional com um histórico vencedor e que foi responsável por muitas conquistas esportivas do Colégio São José. “Na reunião do conselho pedagogico, abordamos esse tópico, mas independente de qualquer coisa, estamos desligando o professor do quadro de funcionários do Colégio São João”, completa o diretor da instituição.

Ainda segundo Giovanni Marques, houve uma conversa com os pais do aluno ofendido, onde a posição do Colégio São João foi exposta e o jovem receberá durante os próximos dias, orientações psico-pedagógicas e terá total apoio da direção da instituição para dar continuidade aos seus estudos.

Veja a matéria exibida no Jornal da EPTV, na última sexta-feira (12):

Baixe o Adobe Flash Player

Nenhum comentário: