quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Em busca de novas conquistas, Academia Alliance retoma os trabalhos




Com o simples objetivo de ensinar aos esportistas pousoalegrenses a arte marcial japonesa do Jiu-Jitsu, o jovem professor de Educação Física, Ribamar Santiago, fundou em 2006 a Academia Alliance. No entanto, com o passar do tempo e com a qualidade de suas aulas, foram surgindo os primeiros competidores e hoje, dezenas deles representam não apenas Pouso Alegre, mas também o Brasil em vários torneios internacionais.

“Atualmente somos mais conhecidos fora de Pouso Alegre, do que aqui em nossa cidade. Entre os nossos alunos/competidores, temos campeões regionais, estaduais, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e mundiais. E isso é fruto de um trabalho levado a sério e bem organizado, que nasceu há sete anos e hoje estamos colhendo os frutos”, comenta Ribamar Santiago, professor e líder da Academia Alliance.

A Academia Alliance nasceu devido a uma carência que a cidade tinha em relação a pratica da modalidade esportiva. O professor de Educação Física conta que ao chegar a Pouso Alegre, após se formar na Universidade Estadual Paulista, a UNESP de Rio Claro, iniciou um trabalho com a arte marcial na escola onde trabalhava e que posteriormente surgiu a ideia de fundar a academia para poder atender outros alunos. 

“Nosso primeiro trabalho foi realizado na academia do senhor Nelson Matsunaga, especialista em Judô. Mas, em um determinado momento, aquele espaço ficou pequeno e fomos para a rua Gabriel Baret de Barros, próximo ao estádio da Lema. Depois de quase três anos, a academia não comportava mais o número de alunos e acabamos indo para a rua Bom Jesus, onde estamos até hoje, e que por sinal, já está ficando pequena também”, afirma.

Hoje, a Academia Alliance conta com 208 alunos ativos, porém mais de mil alunos já treinaram junto com Ribamar Santiago. O professor se sente realizado por este trabalho, independente se o aluno passou a utilizar o Jiu-Jitsu como uma forma de competição, ou não. Para Ribamar, o mais importante foi mostrar as centenas de jovens e adultos que a modalidade esportiva é uma boa ferramenta para a pessoa ter uma qualidade de vida melhor.

“O Jiu-Jitsu ajuda o aluno a ter um físico melhor, pois trabalha com o corpo e com a mente. Além disso, nosso trabalho se baseia na disciplina e no respeito pelo próximo. Fatores estes que são colocados em todas as lutas de artes marciais, mas que precisa ser trabalhado da forma correta, para que possa ser utilizado de uma maneira positiva pelas pessoas. Por isso temos todo um cuidado com nossos alunos, com o nosso trabalho”, completa.

Nos últimos meses, a Academia Alliance promoveu alguns seminários com lutadores de Jiu-Jitsu reconhecidos dentro e fora do Brasil. Ribamar Santiago acredita que estes eventos contribuíram para o desenvolvimento da modalidade esportiva na cidade, pois os alunos puderam conhecer melhor a história de grandes lutadores, que passaram pelas mesmas situações que os pousoalegrenses enfrentam hoje.

“Muitos esportistas de Pouso Alegre falam que a grande dificuldade é a falta de patrocínio. Até certo ponto sim, mas os empresários só apóiam quem dá resultado. E em minha opinião, os atletas precisam tirar isso como forma de incentivo. Se treinarem mais, se eles se esforçarem mais e se dedicarem mais ao esporte, vão conseguir mais e melhores resultados e consequentemente o patrocínio. É uma coisa natural”, lembra o professor.

Para 2013, Ribamar Santiago espera dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento da Academia Alliance em Pouso Alegre, aproveitando o momento que o Jiu-Jitsu vive no Brasil e no mundo, junto com o MMA. As pessoas que se interessarem em praticar a modalidade esportiva, podem comparecer a academia, que fica na rua Bom Jesus, 550, centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (35) 8805-7507.

Um comentário: