sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quem vai ficar com a taça?

Sport São João e Santos América disputam o inédito título da Copa COE, no domingo (2)



Sport São João e Santos América decidem no domingo (2), às 16 horas, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, a Copa COE de Futebol Amador. Uma final inédita e, até certo ponto, improvável. Apesar de ser uma das grandes equipes do futebol pousoalegrense, o alvinegro do Jardim América não figurava entre os favoritos no início do certame, mas chega a decisão no mesmo nível que o time do bairro São João.

O Sport, que participou de todas as edições do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, volta a decidir o título pelo segundo ano seguido. Em 2011, onde o time fez a sua melhor campanha, perdeu na final para Ouro Fino por 3 a 1 e ficou com o vice-campeonato. O Santos, por sua vez, chega a decisão da competição pela primeira vez, em quatro anos de disputa – a melhor posição era o 10º lugar, ano passado.

A partida, que vai marcar o encontro de jogadores experientes, como Fabiano Niquimba, Rogério Reis e Gélo, com os jovens Airan, Netinho e Pardal, terá a distribuição de brindes para os torcedores e a apresentação da equipe de Futebol Americano do Pouso Alegre Gladiadores, durante o intervalo. A Rádio Clube de Pouso Alegre irá transmitir a decisão da Copa COE e o Esporte Pouso Alegre irá fazer a cobertura instantânea.

Pelo fim do jejum

Para chegar à grande final, o Sport São João venceu todos os duelos na primeira fase. Primeiro bateu o Juventus do Fátima, pelo placar de 5 a 4, depois goleou o Mandu por 6 a 0 e por fim venceu a Tijuca, reforçada pelos ex-atletas profissionais Marques e Valdir, por 4 a 3. Classificado para o mata-mata, como o quinto melhor colocado na classificação geral, o time eliminou a CAPEA (pênaltis), Óticas Real Bangu (4 a 3) e Natércia (4 a 2).

O time, comandado pelo técnico Guina, tem como base a equipe vice-campeã em 2011. No entanto, para este ano, os irmãos Niquimba, principais destaques da equipe, ganharam o reforço da dupla de zaga formada por Rogério Reis e Gélo, além do atacante Kléber, autor de seis gols na atual edição da Copa COE de Futebol Amador. E são dos pés desses jogadores, que os torcedores do Sport São João esperam vencer a partida.

“A vinda do Reis e do Gélo ajudou bastante a nossa equipe. A experiência e a qualidade dos dois atletas passa confiança aos homens da frente. E isso está sendo fundamental para a nossa campanha. Sabemos que vamos enfrentar um adversário muito forte na final, respeitamos o Santos do Chicaria, mas vamos para cima, pois este ano temos que ficar com o título da Copa COE”, comenta o técnico Guina.

Fabiano Niquimba, artilheiro da Copa COE em 2011, com 10 gols e autor de sete este ano, espera que a decisão contra o Santos América seja diferente daquela disputada com Ouro Fino. “Ano passado vacilamos demais na final. Agora já sabemos o que temos que fazer. Aqui na Copa COE não pode dar bobeira. É necessário atenção durante os 90 minutos de jogo”, relata o camisa 10 do Sport São João.

Para continuar surpreendendo

O Santos América teve uma trajetória parecida com o Sport São João nesta Copa COE. Após uma primeira fase razoável, quando terminou como o novo melhor colocado na classificação geral, com derrota para a CAPEA na estreia (4 a 5), e vitórias sobre Natércia (3 a 1) e Juventude São Cristóvão (10 a 2), o time cresceu dentro da competição e eliminou Atlético Gabiroval (2 a 1), Flamina e Ice Bom, estes dois últimos nos pênaltis.

Para a decisão, o técnico Chicaria espera continuar surpreendendo o adversário. As principais virtudes da equipe são a velocidade de seus atacantes e a categoria dos seus meio-campistas, em especial de Airan. O camisa sete, autor de dois gols na Copa COE 2012, foi fundamental nas partidas de mata-mata, chamando a responsabilidade e fazendo com seus companheiros balançassem as redes.

“Se chegamos até a final é por que temos condições de ficar com o título. Sabemos das dificuldades que vamos ter diante do Sport São João, temos que respeitar o adversário, mas o jogo é decidido dentro das quatro linhas. Nosso time está unido e quer ser campeão da Copa COE”, afirma Airan, que voltou ao Santos América em 2012, após defender a Ponte Preta em outras competições de futebol amador no ano passado.

“Quando entramos na Copa COE em 2009, nosso time era muito jovem. Fomos eliminados por duas vezes ainda na primeira fase. Agora, em 2012, conseguimos manter aquela base e trazer alguns jogadores um pouco mais experientes, caso do zagueiro Nei e do meia Turuna. E esses dois jogadores ajudaram bastante nossa equipe a chegar na final”, comenta Chicaria, que está à frente do Santos há décadas.

Possíveis escalações

Para a decisão, o técnico Guina conta com o retorno de Rogério Reis. Suspenso, o experiente zagueiro não atuou contra Natércia, na semifinal, assim como o atacante Cleitão, poupado. Dessa maneira, a equipe do Sport São João deve entrar no estádio municipal Capitão Nelson Massafera com a seguinte formação: Luizão; Patinho, Reis, Gélo e Allyson; Niquimbinha, Danilo e Bruninho; Fabiano Niquimba, Kléber e Cleitão (Sapão).

Já o Santos América, que na semifinal diante da Ice Bom não pode contar com os dois jogadores de Congonhal, Nei (suspenso) e Turuna (contundido), deve começar o duelo final contra o Sport São João com o zagueiro e o meia entre os titulares. Portanto, o alvinegro vai para campo com Sávio; Ricardinho, Nei (Patrick), Vaninho e Willian; Cleison, Pardal, Airan e Turuna (Rodrigo); Netinho e Gian (Rubinho).

O dono do apito

O duelo final da Copa COE de Futebol Amador será comandado pelo jovem árbitro de Pouso Alegre, Felipe Fernandes de Lima, de 24 anos, que é formado em Educação Física pela Universidade do Vale do Sapucaí, a Univás, e atua pela Associação de Árbitros de Pouso Alegre e Região, a AAPA. Ele será auxiliado por Mário Alves Diniz, o Lobão, e Matheus Rezende Moreira, ambos de Pouso Alegre.

Nenhum comentário: