terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Especulações sobre os participantes da Segundona já começaram



A Segunda Divisão do Campeonato Mineiro deve começar apenas no segundo semestre, mas as especulações em torno dos participantes já se iniciaram e a competição estadual promete muitas emoções aos torcedores. A cidade de Pouso Alegre possui três equipes de futebol profissional que nos últimos anos disputaram a Segundona do Mineiro: Guarani Futebol Clube, Esporte Clube Sul Minas e Pouso Alegre Futebol Clube. 

No entanto, entre o trio do Mandu, apenas o Guarani FC demonstrou interesse em participar até o momento. Longe das competições oficiais desde 2010, quando participou da Segundona do Mineiro com Janaína Alexandrino, a primeira treinadora a comandar uma equipe masculina em uma competição profissional, no comando técnico, o Bugre Geraldino deve entrar em campo este ano devido à parceria que mantêm com empresários paulistas.

Sul de Minas

Ao contrário das equipes pousoalegrenses, um clube da região já confirmou presença na Segundona do Mineiro deste ano. Trata-se do Jacutinga Atlético Clube, que através de seu presidente, José Cláudio Soléo, garantiu participação na competição estadual no segundo semestre. No início desse mês, o dirigente disse ao blog Segundona Mineira, que o clube da cidade de Jacutinga estará no certame, com apoio da Prefeitura local.

O JAC, como também é conhecido, iniciou uma negociação com o prefeito de Jacutinga, Darci Moraes Cardoso e com a coordenadora de esportes da cidade, Rose Ramos, para manter a parceria entre as entidades para a disputa da Segundona do Mineiro. Após algumas reuniões, foi decidido que a prefeitura daria continuidade no apoio ao clube – este será o terceiro ano da parceria. “Vamos dar alegria aos torcedores locais”, comenta Soléo.

Segundo o presidente, o clube vai participar em 2012 apenas da Segundona do Mineiro. “Nossas atenções estarão voltadas para a competição estadual. Ao contrário do ano passado, quando disputamos a Copa Record, este ano nosso foco é a Segundona”, afirma Soléo, que espera montar uma equipe com reais condições de subir e não ser eliminada na primeira fase da competição, como em 2011.

Um dos problemas que levaram a equipe a ficar pelo meio do caminho no ano passado foi à demora na liberação do estádio municipal de Jacutinga, conta o presidente Soléo. Para 2012, o JAC poderá mandar suas partidas no Estádio Luiz Moraes Cardoso, local que leva o nome do irmão do atual prefeito da cidade e que tem capacidade para até 2500 pessoas – em janeiro, a equipe paulista do Santo André realizou pré-temporada no estádio.

Outros participantes

A Segundona do Mineiro poderá contar este ano com algumas novidades entre os participantes. Na última semana, o Jornal do Vale do Aço divulgou que a cidade de Timóteo, deverá ter um novo clube, o Grêmio Esporte Clube. Segundo o presidente da nova entidade, William Soares de Souza, o objetivo é estrear ainda este ano, no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão.

Atualmente, a cidade de Timóteo possui dois clubes registrados junto a Federação Mineira de Futebol, além do Grêmio Esporte Clube. O Acesita Esporte Clube, que disputou na década de 60 um torneio de acesso à elite mineira e entre 2007 e 2009, os campeonatos mineiros sub-15 e sub-17 e o União de Timóteo, que disputou entre 2005 e 2008 o Campeonato Mineiro Feminino fazem parte da FMF.

William Soares de Souza conta que durante as próximas semanas o clube irá realizar várias avaliações técnicas com jogadores de 16 a 23 anos, para poder compor o elenco na competição estadual. Os jogos da equipe de Timóteo deverão ser disputados no Estádio José de Oliveira Freitas, o Jucão. Para isso, será necessário o acordo entre as diretorias do Grêmio Esporte Clube e do Acesita.

Outra novidade para a Segundona do Mineiro deste ano é a possível volta da Associação Esportiva Ituiutabana. Longe dos gramados desde 2004, a Veia, como é chamada pelos seus torcedores deve entrar em campo em 2012 devido a parceria entre a diretoria do clube e o ex-jogador de futebol e agora treinador, Gilson Batata, que no ano passado comandou o Clube Atlético Portal de Uberlândia na Segundona.

O presidente do Ituiutabana, Odeemes Braz, conta que o treinador Gilson Batata possui 16 jogadores e até março deverá completar o elenco do clube com 22 jogadores. O dirigente da Veia disse ainda que o Estádio Coleto de Paulo, que é da própria Ituiutabana e tem uma capacidade para aproximadamente 4000 pessoas está passando por reformas e deverá abrigar os jogos da equipe na Segundona do Mineiro.

Com informações do blog Segundona do Mineiro

Nenhum comentário: