sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Para pagar promessa, Neguinho do Asfalto pedala pelo mundo

Após quatro cirurgias, ciclista já percorreu quase 200 mil quilômetros em 21 anos de estrada. Esta semana, passou por PA onde foi acolhido e recebeu homenagens



Em 1991, Antônio Rogério do Nascimento fez uma promessa: “se eu conseguir fazer os transplantes dos rins, de um dos pulmões, implantar uma válvula no coração e instalar o marca-passo e me sobrar saúde, vou pedalar nos próximos 30 anos para agradecer esse milagre”. As cirurgias realizadas em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, após uma longa espera, foram bem sucedidas e aos 17 anos de idade, Antônio Rogério saiu do hospital e deu início a sua aventura.

Hoje, 21 anos depois, o ciclista ganhou o apelido de Neguinho do Asfalto e já percorreu quase 200 mil quilômetros, com passagens por todos os estados brasileiros, mais outras dezenas de países, como a Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, além de Moçambique e Angola, na África. Natural de Corumbá, Mato Grosso do Sul, ele leva em sua bagagem, além das poucas roupas e comida, uma mensagem importante, que é sobre a doação de órgãos.

Mesmo com este objetivo, Neguinho do Asfalto sofre com o preconceito e a falta de respeito. “Dependo exclusivamente da ajuda de outras pessoas. Minha principal dificuldade é com alimentação, pois para dormir tenho uma barraca e posso armar em qualquer lugar, mas a comida nem sempre eu consigo, já fui discriminado. Certa vez me confundiram com ladrão e chamaram até a polícia”, conta o ciclista, devoto de Nossa Senhora Aparecida, que quer pedalar até 2022, chegando ao Canadá.

Após o feito pretende virá escritor. Segundo ele, uma editora já tem interesse em publicar as suas aventuras, que são registradas em seu caderno de bordo. O ciclista ainda quer entrar para o Guinness, como o homem que mais andou de bicicleta no mundo. Pra isso, guarda as declarações de todas as cidades por onde passou, como foi em Pouso Alegre, onde recebeu também uma monção de aplausos da Câmara de Vereadores e o apoio da agência de Marketing Esportivo, Marketime e da Secretaria de Esportes e Lazer.

“Foi uma emoção muito grande para mim, poder receber esta homenagem na Câmara de Pouso Alegre. Nunca tinha entrado em um lugar assim. Fiquei bastante emocionado, pois é o reconhecimento de uma jornada que iniciei a mais de 20 anos. O povo de Pouso Alegre se mostrou bastante hospitaleiro. Agradeço ao Zé Carlos Espoleta e todo o pessoal da secretaria de Esportes e Lazer e também ao Diego Toledo e a Marielle Rezende, da Marketime, que me ajudaram com as doações”, lembra Neguinho do Asfalto.

Empresas que colaboraram com Neguinho do Asfalto em Pouso Alegre:

Minas Mountain Sports
– Barraca, saco de dormir, bermuda e blusa térmica
Mundo Celular PA – Aparelho de celular
Hotel Dias – Hospedagem
Body Fitness – Kit de suplementos alimentares e bermuda segunda pele
Supermercado Alvorada – Cesta básica especial
Bike Dias – Revisão, pneus, quatro câmaras de ar e camiseta
Rosana Calçados – Tênis
Super Magazine – Camiseta
Skate 100 Limites – Camiseta
Drogaria Americana – Kit primeiros socorros
Baykin – Calça
Casa Sarkis – Mochila
Bike BMX – Iluminação para bicicleta

Nenhum comentário: