segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Futebol

Nos pênaltis, Santa Rita leva a Copa COE de Veteranos



Foi sofrido. Mas depois 12 cobranças de pênaltis, Santa Rita conquistou no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no sábado (3), o título da Copa COE de Futebol para Veteranos 2011. O herói da conquista sobre Congonhal foi o goleiro Baiano, que pegou uma cobrança de pênalti. A defesa do camisa 1 determinou a vitória santarritense por 6 a 5. No tempo normal, as equipes tinham empatado em 2 a 2.

Este foi o segundo título de Santa Rita nas cinco edições do campeonato de veteranos disputado no bairro São João, considerado o mais importante da categoria no Sul de Minas. Agora a equipe, que é composta por sócios do Santa Rita Country Clube, se iguala ao União São João, que também possui dois campeonatos e este ano foi eliminado na semifinal pela própria equipe de Santa Rita.

O jogo

Assim como nos outros jogos de mata-mata da Copa COE de Veteranos, quando as vitórias foram decididas nos detalhes, a partida de sábado foi empolgante e com muitas oportunidades. Santa Rita entrou em campo com a mesma equipe que bateu o União São João por 2 a 1. Congonhal fez o mesmo, repetiu a escalação da semifinal e foi à equipe que tomou a iniciativa em atacar no duelo final.

Sem conseguir marcar, Congonhal viu a equipe de Santa Rita abrir o marcador aos 30 minutos do primeiro tempo. Robledo cobrando falta, mandou a bola no ângulo direito do gol defendido por Júlio, que nada por fazer. Em desvantagem, Congonhal voltou a atacar como nos minutos iniciais, mas continuou falhando nas finalizações. Das vezes que a bola chegou, Baiano não teve dificuldade em defender.

Para o segundo tempo, as equipes voltaram com modificações. No entanto, mesmo com a entrada de Galinzé, Niquimba e Alemão, na equipe de Santa Rita, quem chegou com mais perigo foi Congonhal. E aos 10 minutos, a equipe não desperdiçou a chance que teve. Após cobrança de falta de Luizinho, Pere pegou o rebote do goleiro Baiano e empurrou a bola para o fundo da rede.

Após o gol de empate, o meia Turuta, capitão da equipe santarritense, chamou a responsabilidade e colocou sua equipe na frente do placar novamente. Aos 15 minutos, o camisa 11 puxou o contra-ataque, limpou a marcação e bateu da entrada da área para fazer 2 a 1, resultado que garantia o título a Santa Rita. Festa na arquibancada, que contava com a presença de centenas de torcedores.

Imediatamente, a equipe de Congonhal mudou. Adilsinho, ex-jogador do São Bento de Sorocaba entrou em campo no lugar do volante Pere. A substituição deu resultado. Mais ofensivo, Congonhal se aproximava do gol de Baiano. Aos 26, depois do escanteio, Luizinho cruzou para a área e o zagueiro Rogério Reis apareceu para diminuir. O placar levava o jogo para as penalidades. Apesar de continuarem atacando, nenhuma das equipes conseguiu o gol do título.

A decisão por pênaltis colocou lado a lado o goleiro Baiano - especialista nas cobranças - e Júlio, contestado no primeiro gol sofrido por Congonhal. E quem levou a melhor foi o goleiro de Santa Rita, que viu sua equipe acertar todas as cobranças na primeira série. Na segunda, as alternadas, o camisa 1 defendeu o chute de Batista e Baldoni cobrou para dar o título a Santa Rita, que retoma a taça de campeão da Copa COE de Veteranos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns aos organizadores da Copa COE e também pela cobertura do evento, especialmente pelo belo trabalho de Carlos Manoel.