sábado, 3 de dezembro de 2011

Bate-bola

“O futebol europeu é organizado, bem diferente do brasileiro”



Das brincadeiras na Rua da Tijuca, a ídolo na Suécia. Bruno Manoel Marinho, 27 anos, meio-campista do Åtvidabergs FF, clube que conquistou no último mês de outubro o Superettan, campeonato da segunda divisão do futebol sueco, está em Pouso Alegre. Após a longa e fria temporada na Europa, o atleta curte as merecidas férias ao lado dos familiares e aproveita para falar com a imprensa local.

O pousoalegrense que teve passagens pelas categorias de base do América Mineiro, São Paulo e Santos, fala sobre os três anos no futebol sueco e principalmente da temporada 2011, onde foi destaque da equipe. “No início foi difícil. Eu tinha dificuldade em me comunicar e sofri bastante com o inverno, que é muito forte na Suécia. Mas, depois, a partir da segunda temporada as coisas melhoraram dentro e fora de campo”, lembra.

Foi na cidade de Åtvidaberg, localizada no sul da Suécia, que o pousoalegrense constituiu sua família, ao lado da esposa Natália Marinho. Ao mesmo tempo em que a responsabilidade extra campo aumentou, principalmente após a chegada da filha, dentro das quatro linhas, o atleta ganhou a confiança da comissão técnica, companheiros e torcedores, que consequentemente gerou uma cobrança maior sobre o meio-campista.

“Com o passar dos anos, a gente vai amadurecendo. O futebol sueco, o futebol europeu em si é muito organizado, bem diferente do brasileiro. Somos cobrados por isso, temos que cuidar muito bem da parte física”, comenta. Quando não está jogando ou treinando, Bruno prefere ficar em casa, ao lado da família. “Como é muito frio na Suécia, prefiro assistir um filme, ficar na internet”, completa.

O pousoalegrense conta que apesar do frio rígido, a Suécia também tem seus dias de calor, poucos na verdade, mas o suficiente para o atleta, família e amigos irem até para a praia. “Quando faz 20° positivo, que é a média durante o verão sueco, conseguimos ir à praia. Temos que dar sorte. Esses dias são raros na Suécia. Lá já enfrentei frio de 28° negativo. Nevou bastante nos últimos anos, chegou até a assustar as autoridades”.

Mesmo com o frio e a distância, praticamente um dia de viagem, Bruno pretende seguir na Europa. Em outubro, após o título do Superettan, a diretoria do Åtvidabergs FF renovou o contrato com o meio-campista por mais duas temporadas. “Estou feliz no clube. Lá tenho total apoio da diretoria, comissão técnica, companheiros e torcida. Espero que nesses próximos dois anos, possa me dedicar mais ainda ao meu trabalho”, afirma.

Em relação ao futebol brasileiro, o pousoalegrense sonha em um dia vestir a camisa do Flamengo, clube do coração, mas não descartaria jogar pelos rivais, Vasco da Gama, Fluminense ou Botafogo: “Sou profissional, iria respeitar a camisa desses grandes clubes, que possuem uma excelente estrutura e oferecem todas as condições para seus atletas desempenharam seu futebol”, comenta o meio-campista.

Enquanto seu sonho não se realiza, Bruno segue para a Europa ainda este mês. Sua equipe já deu início à pré-temporada, mas devido à demora na renovação do seu visto de trabalho, o atleta deve atrasar um pouco sua reapresentação no Åtvidabergs FF. Nada que vá atrapalhar 2012, ano em que ele pretende conquistar novos títulos e fazer a alegria dos suecos e pousoalegrenses.

Nenhum comentário: