sexta-feira, 6 de maio de 2011

Opinião

Times adotados. Será que a moda chega a Pouso Alegre?

Um dia o Grêmio Prudente já se chamou Barueri. Até ano passado, o Americana não existia e a equipe jogava em Guaratinguetá. A cidade de Ituiutaba já teve um time. Hoje, a equipe está no Sul de Minas e é conhecida como Boa Esporte Clube. O futebol mudou com o passar dos anos. Foi se o tempo em que cada cidade do interior tinha seu time. Hoje, a equipe pode estar em Minas Gerais, amanhã no Acre. Resultado da influência dos empresários e da atitude de alguns políticos no mundo esportivo.

O exemplo mais próximo de Pouso Alegre e que vem dando resultado é em Varginha. No início deste ano, a prefeitura daquela cidade convidou o Ituiutaba, recém promovido a série B do Campeonato Brasileiro, para mandar seus jogos na Terra do ET. Depois de algumas reuniões, foi firmada a parceria e o Ituiutaba deixou o Triângulo Mineiro. Em Varginha, a comissão técnica, diretoria e atletas do clube teriam hospedagem, alimentação, recursos médicos, treinamentos oferecidos por empresas parceiras e o mais importante: estádio.

Adeus Fazendinha. O Melão se tornou a nova casa do Ituiutaba, ou melhor, do Boa Esporte Clube. A população de Varginha abraçou a causa e passou a apoiar incondicionalmente a nova equipe da cidade - média de 1091 torcedores por jogo no módulo II até agora. E foi assim, com a força das arquibancadas e o respaldo político, que a equipe conquistou no último fim de semana o acesso ao módulo I do Campeonato Mineiro e vai tentar, a partir deste mês, a chegar à elite do futebol nacional, disputando a série B do Brasileirão.

A outra equipe que em 2012 enfrentará América, Atlético e Cruzeiro no módulo I do Campeonato Mineiro será o Nacional. Fundado em 2008, com o nome de Fabriciano Futebol Clube, o time se transferiu para a cidade de Nova Serrana, localizada no Oeste de Minas, em março do ano passado, seguindo a nova tendência do futebol nacional, a adoção de times pelas prefeituras e a mudança de nome. Depois do título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2010, a base foi mantida e a vaga na elite mineira foi alcançada este ano, assim como um grande problema para a diretoria do clube.

No próximo ano, o Nacional irá disputar o módulo I do Campeonato Mineiro. Segundo o regulamento da competição, os estádios onde são realizados os jogos da competição tem que ter a capacidade mínima de cinco mil pessoas. Nova Serrana possui o estádio Astrogildo Duarte, que suporta apenas 1200 torcedores, o que impedirá a equipe do Nacional mandar seus jogos em casa. Este fato, certamente, obriga a diretoria do clube a procurar outro local que possa receber os jogos do Nacional. Oportunidade para outras cidades, chance para Pouso Alegre, a terra do pastel de milho.

Assim como fez Varginha este ano, Prudente e Americana em 2010, chegou a hora do poder público municipal tentar viabilizar uma possível vinda do clube, como o de Nova Serrana, para Pouso Alegre. A cidade possui um estádio com capacidade para 25 mil pessoas, que suportaria a realização de jogos contra os “grandes de Belo Horizonte”, além de ter uma infra-estrutura necessária para um clube se manter na elite do futebol mineiro e quem sabe brigar por uma vaga em divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, como acontece com o Boa Esporte Clube. Essa é a hora, vamos aderir a moda e passar a pensar grande também.

Nenhum comentário: