terça-feira, 10 de agosto de 2010

Futebol

Título inédito e sofrido: CCPA vence Algodão nos pênaltis

Um título que nunca havia sido conquistado jamais viria facilmente. As duas equipes que entraram em campo na tarde deste domingo (8) disputavam pela primeira vez a final da Copa COE. As quase cinco mil pessoas que acompanhavam a partida decisiva no Estádio Municipal Capitão Nelson Massafera viram surgir um novo campeão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, o Clube de Campo Pouso Alegre.

Disputando pela segunda vez a competição, o CCPA superou todas as adversidades para ficar com a taça. E no duelo final contra o surpreendente Algodão, a equipe foi além. Mesmo sem poder contar com jogadores contundidos, como Alessandrinho, e outros suspensos, caso do lateral Gutinho, a equipe do treinador Valtinho entrou em campo determinada a vencer e comprovar a qualidade dos demais jogadores do elenco.

Em meio aos fogos e as manifestações da arquibancada, Clube de Campo Pouso Alegre e Algodão entraram no gramado do “Caldeirão do São João” para decidirem o título. A equipe da zona rural de Pouso Alegre era considerada por muitos, como a surpresa do campeonato, pois já tinha eliminado duas favoritas ao título, o Flamina e Ouro Fino. E o Algodão foi para cima do CCPA, após o apito inicial do árbitro Luiz Carlos da Silva.

A pressão no começo da partida deu resultado, pois logo aos cinco minutos, Rael roubou a bola no meio de campo, ajeitou e bateu de longe, marcando um belo gol. No entanto, a resposta do Clube de Campo veio rápida. 10 minutos depois, Raphael Prado também chutou de longe, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Tatu, igualando assim o placar do jogo.

Com o clima de decisão e o medo de errar, as duas equipes não se arriscavam. O primeiro tempo foi marcado por muitas divididas de bola no meio de campo e poucas chances de gols. Na etapa final, os treinadores mexeram em suas equipes. No CCPA, Todinho deu lugar a Jé, enquanto no Algodão, a estrela Zóio entrou em campo. Com isso e com o apoio da arquibancada, a equipe da zona rural voltou a pressionar, criando algumas chances de gols.

Sem conseguir converter as oportunidades que apareciam, quem acabou balançando a rede, foi o Clube de Campo Pouso Alegre, novamente com Raphael Prado. O capitão da equipe chutou forte de fora da área, no canto esquerdo de Tatu e virou a partida. Em vantagem no marcador, a equipe do CCPA perdeu o lateral esquerdo Edinho contundido. Sem outra opção no banco, Valtinho colocou o goleiro reserva Edson para jogar na linha.

E surpreendentemente, a substituição deu certo. Aos 39 minutos, em um contra-ataque Edson foi à linha de fundo e cruzou a bola na cabeça de seu irmão, Casinha, que a colocou para dentro, 3 a 1 para o CCPA. E quando muitos achavam que o título estava garantido, a equipe do Algodão não se entregou e foi buscar o empate com Jeffinho. O camisa 7 fez dois gols, um aos 45 e outro no último minuto, igualando o placar da decisão.

O gol de empate foi polêmico, pois segundo a equipe do Clube de Campo Pouso Alegre, ele foi marcado após os três minutos de acréscimo dado pelo árbitro Luiz Carlos. Após o apito final, um pequeno tumulto foi iniciado entre os jogadores e comissão técnica do CCPA e o trio de arbitragem. Nessa confusão, Raphael Prado acabou sendo expulso e não pode participar da disputa de pênaltis.

E nas penalidades, o equilíbrio que marcou os 90 minutos foi mantido. Ao todo foram cobrados 26 pênaltis e o goleiro Juninho, com auxílio da trave, garantiu o título a equipe do Clube de Campo Pouso Alegre, que agora faz parte do seleto grupo de campeões da Copa COE de Futebol Amador.

Ficha Técnica
CCPA (12) 3 x 3 (11) Algodão


Local: Estádio Municipal Capitão Nelson Massafera
Data: 08/08/2010
Horário: 16 horas

Árbitro: Luiz Carlos da Silva
Auxiliares: Ademir Ribeiro Gomes e João Carlos Neto

CCPA: Juninho; Miguélão, João, Dudu e Edinho (Edson); Raphael, Pedro, João Paulo (Mauro Emílio) e Todinho (Jé); Benilson e Casinha. Treinador: Valtinho.

Algodão: Tatu; Bruninho, Rudnei, Lucas e Plínio; Wilson (Miguel), Jeffinho, Rael e Tadeu; Silvio (Zóio) e Cássio (Baiano).

Nenhum comentário: