sábado, 14 de agosto de 2010

Futebol

A bola vai rolar na Segundona

Enquanto falta apoio, infra-estrutura, torcida, jogador, visibilidade, sobra vontade e raça para os times que disputam a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Começa neste sábado (14) mais uma Segundona. Este ano, a competição terá a participação de apenas 12 equipes, sendo duas de Pouso Alegre. Guarani FC e EC Sul Minas vão tentar levar a cidade novamente à elite do futebol mineiro.

Guarani
Fundado em 1971, a equipe do Guarani disputa mais uma vez a competição estadual. E este ano a diretoria, através de parcerias, trouxe um reforço de nome para buscar o acesso: Janaína Alexandrino. A ex-seleção brasileira de futebol feminino, baiana de 33 anos, vai comandar o Bugre Geraldino no certame.

Ela será a primeira mulher a treinar um time masculino em uma competição oficial em Minas Gerais. Janaína está a seis meses no comando da equipe, que conta com 28 atletas em seu elenco. Segundo a comissão técnica, a média de idade do Bugre Geraldino é de apenas 22 anos, fato que não preocupa a treinadora Janaína. Para ela, idade não interfere em um campeonato como a Segunda Divisão do Mineiro.

O atacante Wendel é uma das esperanças da equipe do Guarani para a disputa da Segundona. O jogador é o mais experiente do elenco, com 28 anos, e já teve passagens pelo futebol sueco. Ele conta que a preparação da equipe foi árdua, mas que valerá a pena. “Treinamos duro nos últimos dias. Sabemos das dificuldades, mas o que interessa é irmos atrás do acesso”, diz o atleta.

Além dos adversários, outro problema que Wendel e o restante da equipe do Guarani FC vai enfrentar durante a Segundona, pelo menos no início da competição, será o fato do clube não poder mandar seus jogos “em casa”. Devido à falta dos laudos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, o Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, o popular Manduzão, não foi liberado e o Bugre Geraldino terá que jogar longe de Pouso Alegre.

Sul Minas
Assim como o Guarani FC, o EC Sul Minas terá que jogar fora de casa no início do certame. A equipe será representada por jogadores de Bragança Paulista/SP, e está treinando em Estiva, cidade localizada a 30 quilômetros de Pouso Alegre, onde pretende mandar suas partidas, segundo seu presidente Mário Lúcio de Barros.

Em relação à parceria com a equipe de Bragança Paulista, o dirigente explica que se viu obrigado a fazer isso, devido às dificuldades que seu clube enfrentou nos últimos anos. “Como nós já conhecíamos o pessoal de Bragança, passamos a eles todas as responsabilidades do departamento de futebol profissional do clube”, comenta o presidente.

E quem vai comandar a equipe do Sul Minas no certame, será Adãozinho, ex-jogador do São Caetano, Palmeiras, entre outros clubes. Nascido em Caconde, pequena cidade do interior de São Paulo e que faz divisa com o Sul de Minas, José Amadeu Elvino, o Adãozinho, iniciou sua carreira como jogador de futebol na região e agora fará o mesmo como treinador.

Nenhum comentário: