segunda-feira, 19 de março de 2012

Copa COE de Futebol Amador começa com muitos gols



Depois de seis meses, a bola voltou a rolar pela Copa COE de Futebol Amador. Com direito a Hino Nacional entoado pela banda do 20º Batalhão da Polícia Militar, fogos e centenas de torcedores na arquibancada do estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João, teve início neste final de semana, a sexta edição do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

Surpresa

Campeão em 2011 ao bater o Sport São João na decisão, Ouro Fino veio para a disputa da Copa COE deste ano com algumas caras novas em seu elenco. No entanto, os reforços não deram resultado. A equipe comandada pelo ex-jogador do Pouso Alegre Futebol Clube, Humberto, e acabou sendo surpreendida pelo São Geraldo, no sábado (17), conhecendo assim sua primeira derrota na história da Copa COE: 6 a 3.

Com a ausência do artilheiro Piá, Ouro Fino iniciou a partida acuado em seu campo de defesa. Seu adversário, que também veio para a disputa com muitas novidades, aproveitou o momento e foi logo marcando seu primeiro gol na partida. Aos quatro minutos, o meia Helinho cruzou na cabeça de Kiki, que deu um leve toque na bola, desviando do goleiro Rogério: 1 a 0, festa dos jogadores do São Geraldo.

Mas, a alegria da equipe alvinegra durou pouco. Cinco minutos depois, o lateral Luizão cobrou falta para Ouro Fino e mandou a bola no ângulo, surpreendendo o goleiro Porcão, que esperava o cruzamento. Ao contrário do que se esperava, o São Geraldo não sentiu o gol e voltou a ficar na frente do placar aos 22 minutos. Waguinho foi até a linha de fundo, cruzou para Pelé, que chegou batendo forte.

Cinco minutos depois, Ouro Fino errou na saída de bola e permitiu que o São Geraldo ampliasse o placar, novamente com Kiki, que bateu no canto. Com uma boa vantagem no placar, a equipe pousoalegrense passou a tocar mais a bola no meio de campo, tentando explorar o contra-ataque. Só que aos 35 minutos, Ouro Fino descontou com Bruno, que pegou o rebote do goleiro Porcão e mandou a bola para o fundo da rede.

O gol animou a equipe de Ouro Fino, que partiu ao ataque. Várias chances de gols foram criadas pelos campeões de 2011, mas a defesa do São Geraldo afastava o perigo. E foi através de um corte em sua intermediaria, que a equipe de Pouso Alegre conseguiu armar um contra-ataque. O lateral Rael foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro, Rogério não conseguiu segurar a bola, que sobrou para Waguinho empurrar para o fundo da rede: 4 a 2.

Atrás do placar, Humberto mudou sua equipe para a segunda etapa. Renan, o goleiro titular em 2011, entrou no lugar de Rogério e os laterais, Luizão e Jabá, deram lugar aos atacantes Zé Augusto e Ivan. Com essas mudanças, Ouro Fino foi para cima dos pousoalegrenses e logo aos três minutos, Paulinho surpreendeu a todos, batendo de longe, no ângulo de Porcão, que nada pode fazer.

Com apenas um gol de diferença no placar, Ouro Fino não conseguia encaixar as jogadas de ataque. Paulinho voltou a arriscar os chutes de grande distância, mas sem sucesso. Já o São Geraldo, continuou em campo da mesma maneira. E foi através da troca de passes, que a equipe marcou o seu quinto gol. Aos 14 minutos, Kiki retribuiu a jogada feita por Helinho no primeiro tempo e cruzou na cabeça do camisa 10 e capitão da equipe.

O gol assustou Ouro Fino. Desarticulada em campo, a equipe deixava espaços na zaga, errava muitos passes no meio e quando chegava à frente, falhava. A situação que não era boa para o campeão de 2011, ficou pior aos 36 minutos da etapa final. O goleiro Porcão cobrou falta do seu campo, mandando a bola na área adversária, mas ele acabou indo direto para o gol: 6 a 3, vitória pousoalegrense na estreia da Copa COE 2012.

Virada

Assim como na primeira partida, o outro jogo de sábado sobrou emoção. Estreando na Copa COE de Futebol Amador, a equipe do Juventus Futebol e Amigo bateu o “experiente” Minas por 3 a 2 e de virada, com gols de Júlio César, Everton e Caio. A equipe do bairro São João marcou com Edilson e Douglas. Agora as equipes voltam a jogar somente no dia 22 de abril. Às 15 horas, o Juventus pega o São Geraldo, enquanto o Minas enfrenta Ouro Fino, às 17 horas.

Raça

Na continuação da rodada, Paineiras e Flamengo fizeram uma grande partida no domingo (18). A equipe do bairro São João entrou em campo com muitas novidades em relação aos últimos anos, caso dos irmãos Casinha e Edson e dos meias Pedrinho e Alessandro. O mesmo aconteceu com o Paineiras, que depois da bela campanha em 2011, não pode contar com as defesas do goleiro Coronel, nem com os gols do atacante Tatu.

Mesmo com a falta de entrosamento, quem marcou primeiro foi à equipe do Flamenguinho. Logo aos cinco minutos, Edmar tabelou com Casinha e bateu de fora da área, no canto do goleiro adversário. A reação do Paineiras foi imediata. Aos sete minutos, Alex cobrou falta de longe, no canto de Edson que não conseguiu fazer a defesa. Empate no estádio municipal Capitão Nelson Massafera.

A virada do Paineiras veio pouco tempo depois. Aos 22 minutos, o atacante Wilas fez bela jogada individual, limpando os dois marcadores que estavam próximos a ele e mandou de fora da área, no ângulo de Edson. O belo gol assustou a equipe do Flamengo, que mesmo com o apoio de sua torcida, não conseguiu evitar o terceiro do Paineiras, que saiu da cabeça do lateral esquerdo Kléber, aos 36 minutos, após cruzamento da direita.

Para a segunda etapa, a equipe do Flamengo voltou melhor. Aos sete minutos, Alessandro cobrou falta e Casinha aproveitou a falha da marcação adversária e escorou a bola de cabeça para o fundo da rede. O gol inflamou o jogo e algumas divididas mais fortes aconteceram no meio de campo. O árbitro Esdras Diniz conseguiu controlar o jogo, distribuindo cartões amarelos e conversando com os atletas.

A rede voltou a balançar aos 20 minutos, novamente com Wilas. O camisa 9 do Paineiras, aproveitou o cruzamento do seu companheiro de ataque, Alex, e tocou de cabeça, sobre o goleiro Edson: 4 a 2. Minutos depois, aos 26, Casinha também marcou mais um gol na partida. O atacante do Flamenguinho foi puxado dentro da área e na cobrança do pênalti, deslocou o goleiro adversário.

Após o terceiro gol, a equipe do São João buscou o empate de todas as maneiras, mas quem mudou o placar foi o Paineiras. Aos 44 minutos, quando o Flamengo era só ataque, Alex roubou a bola no meio de campo, driblou o goleiro Edson e tocou para o gol vazio, fazendo o seu segundo gol na partida e o quinto de sua equipe: 5 a 3, vitória importante para a equipe da zona rural de Pouso Alegre.

Equilíbrio

Napoli e Santos São João fecharam a rodada inicial da Copa COE 2012, fazendo um jogo semelhante ao primeiro duelo de domingo. O equilíbrio prevaleceu durante os 90 minutos, mas quem levou a melhor no final foi o Napoli, que venceu por 5 a 4. Cafu, duas vezes, Rafael, Joel e Diogo marcaram para a equipe. Já o Santos São João teve seus gols anotados por Robinho, Juliano, Felipe e Giovanni.

Nenhum comentário: