sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Futebol

Copa COE: quem fica com a Taça?


O grande dia se aproxima: domingo, 7 de agosto, às 16 horas, Ouro Fino e Sport São João entram no gramado do estádio municipal Capitão Nelson Massafera para disputarem a taça de campeão do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, a Copa COE 2011. De um lado estará uma equipe que cresceu durante o campeonato e chega à decisão como favorita, do outro um time com jogadores fortes e que surpreendeu adversários considerados superiores até então.

Ascensão

Depois de surpreender a todos em 2010, chegando a semifinal, Ouro Fino estreou na Copa COE deste ano com uma vitória apertada sobre o Santos São João, 3 a 2. Depois disso, a equipe comandada pelo ex-atleta Humberto, passou a crescer na competição, vencendo Napoli Controle por 3 a 1 e Juventus por 7 a 2. Com estes resultados, Ouro Fino chegou as oitavas de final como terceiro melhor colocado da fase inicial. No mata-mata, pegou o Vila Nova e não teve dificuldade: venceu por 6 a 3.

“Tivemos que superar muitos obstáculos nessa Copa COE. Primeiro foi o número de atletas. Teve jogo que não tínhamos banco de reservas, até eu fui para campo, como na vitória das oitavas de final e a classificação nas quartas. A partida contra o Estrela Azul foi muito difícil. Nossa equipe não se encontrou em campo. Na verdade, com todo respeito ao Estrela Azul, mas foi a nossa pior partida na história da Copa COE. Mas, graças a Deus conseguimos classificar e vai dar tudo certo”, comentou Humberto.

Surpresa

A sorte esteve ao lado da equipe do Sport São João desde o sorteio dos grupos da fase inicial. Nos primeiros jogos, a equipe comandada por Guina, enfrentou adversários considerados inferiores, como o Estrela Azul (7 a 4), Minas (4 a 3) e AECO/Copasa (4 a 2). Classificado para as oitavas de final como quinto melhor colocado da primeira fase, o Sport São João pegou no primeiro duelo de mata-mata, a equipe do Mandu e venceu por 4 a 2.

A partir dessa fase, a equipe do bairro São João passou a contar novamente com a sorte. Nas quartas de final, o Sport enfrentou o último vice-campeão, a equipe do Algodão e venceu nos pênaltis, após um empate emocionante em 5 a 5. E quando todos acreditavam que o Sport São João tinha ido longe demais, chegando à semifinal, os jogadores trataram de mudar essa situação e passaram pelo Flamina, vencendo por 4 a 3.

Duelo de goleadores

Depois de cumprir suspensão na semifinal, na vitória contra a Ice Bom por 3 a 0, Piá, atacante de Ouro Fino volta a jogar. Artilheiro em 2010, o camisa 9 vai fazer um duelo particular com o atacante adversário, Niquimba, que até o momento marcou nove gols na competição. Rápido e com muita categoria para finalizar, Piá é uma das armas de Humberto para ficar com a taça de campeão. Segundo o atleta, que tem seis gols marcados este ano, a artilharia não é tão importante quanto o título.

Niquimba, atacante do Sport São João pensa da mesma maneira. Para ele, não existe premiação mais importante do que a de campeão da Copa COE. “Lutamos bastante para chegarmos até aqui. Não podemos errar agora. Vamos sempre respeitar o adversário, mas temos que sufocá-los no campo de defesa e buscarmos abrir o placar nos minutos iniciais. Isso dá tranquilidade tanto no setor defensivo, quanto no ataque”, comenta o camisa 44 da equipe do São João, referindo-se a vitória sobre o Flamina, na semifinal.

Preparativos

A Comissão Organizadora de Esportes e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, entidades responsáveis pela Copa COE pretende fazer uma grande festa no domingo (7). A expectativa de público para o duelo é de 5 mil pessoas, número semelhantes as últimas decisões do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais. Os organizadores vão premiar, além dos campeões e vice, o artilheiro, defesa menos vazada e a equipe mais disciplinada. Parceiros e apoiadores tão serão homenageados.

Nenhum comentário: