quinta-feira, 14 de abril de 2011

Futebol

Manduzão terá normas de uso para shows

Secretários, esportistas e promotores participam de audiência pública para definirem critérios de utilização do estádio municipal de Pouso Alegre


Em dezembro o estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão completa 15 anos. Abandonado, a estrutura foi se deteriorando com o passar do tempo. Com o gramado, vestiários e arquibancadas danificados, o local não recebe uma partida oficial de futebol há três anos e ultimamente vem sendo utilizado apenas para a realização de shows musicais, revisão e emplacamento de veículos, além de abrigo para famílias que não tem onde morar.

Em virtude disso, o secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, João Batista Rodrigues, o João do Karate deu início em janeiro a um trabalho de recuperação do local. Algumas reformas foram feitas, como na arquibancada coberta, no gramado e nos bancos de reservas. Porém, no próximo dia 7 de maio, o estádio Manduzão será palco de um show da dupla Fernando e Sorocaba, impossibilitando que os esportistas da cidade possam utilizar o espaço.

Para tentar resolver este impasse, a Câmara Municipal, através da sua Comissão de Administração Pública promoveu na noite de quarta-feira (13) uma audiência. Membros da classe esportiva e cultural estiveram presentes, junto com os vereadores para buscarem a melhor solução para o estádio Manduzão. Foram debatidas, durante a reunião, que durou mais de quatro horas, a regulamentação do uso do estádio e a possível construção de um espaço para que possam ser realizados os shows e eventos.

Outros pontos abordados foram as formas de incentivar tanto o esporte quanto a cultura no município, já que ambos os setores geram entretenimento para a população. Os representantes do esporte afirmaram que não são contra a realização de eventos desde que sejam seguidas normas de preservação do estádio e de que a verba paga pelo aluguel do Manduzão seja destinada à secretaria de Esportes e Lazer para compra de materiais esportivos e manutenção do local.

“Não sou contra show, muito pelo contrário. Gostaríamos apenas que os recursos do aluguel fossem revertidos para o estádio e que as empresas que promovem os eventos tomassem as medidas necessárias para que o gramado e as demais áreas do Manduzão não ficassem danificadas”, comentou João do Karate, durante a audiência pública, que contou com a presença de dezenas de esportistas pousoalegrenses.

O secretário de Cultura, Rafael Camargo Huhn, disse que nos grandes estádios do Brasil acontecem eventos e citou o Morumbi como exemplo. Para o secretário, o esporte e a cultura são parceiros e é preciso garantir investimentos para os dois setores através de um diálogo harmonioso. De acordo com o secretário algumas cidades sofrem com os calotes de empresários de fora, por isso, para ele é preciso incentivar os organizadores de eventos do município.

Um dos organizadores de eventos presente na audiência, José Clévio, lembrou que durante muitos anos participou do esporte de Pouso Alegre e como realizador de eventos atualmente é a favor que sejam criadas as normas de segurança e que seja revertido o valor do aluguel em melhorias para o estádio e material esportivo. Ele crê na possibilidade dos dois setores caminharem juntos e disse que o local precisa ser preservado.

Decepcionados

A classe esportiva que compareceu na Câmara Municipal, saiu da audiência pública desapontada. Para o educador físico e atleta João Leonardo Lopes, o popular Tchurly, Pouso Alegre necessita de uma área destinada exclusivamente para a realização de eventos e que o Manduzão teria que cumprir sua finalidade, que é a prática esportiva. “A gente espera que o estádio possa ser liberado para o futebol, para o atletismo. O correto seria buscar outro local para fazer os shows”, afirmou o esportista.

Membros das torcidas organizadas do Flamengo, Cruzeiro, Atlético Mineiro e até mesmo do Pouso Alegre Futebol Clube estiveram presentes na reunião. Jessé Alexandre Bonifácio, torcedor do Dragão do Sul de Minas também espera que o Manduzão possa receber jogos profissionais de futebol, para que o seu time e os demais de Pouso Alegre disputem a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. “Infelizmente vamos ter show no Manduzão em maio. Tudo o que foi feito, a recuperação do gramado será perdida. Vamos aguardar”.

Soluções

Os vereadores presentes na audiência, assim como os esportistas fizeram várias sugestões para tentar liberar o Manduzão também para o futebol e o atletismo. O vereador Raphael Prado (DEM) apresentou um vídeo onde o secretário de Esporte de Poços de Caldas, Carlos Alberto dos Santos, falava sobre a locação do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão para shows. Prado disse que trouxe contratos que falam das normas para realização de eventos no estádio de Poços e que há vários exemplos a serem seguidos na secretaria de Esportes daquela cidade.

Para Hélio da Van (PT), vereador que solicitou a audiência pública, a contrapartida para a secretaria de Esportes e Lazer deveria ser maior quando os shows fossem realizados. “Ninguém é contra a realização de eventos no Manduzão. Assim como o secretário de Esportes disse, penso que o valor do aluguel pago pela locação do estádio deveria ser totalmente revertido para a pasta e para que os esportistas da cidade não sejam tão prejudicados”, completou.

Para isso acontecer, ficou decidido na audiência pública que a prefeitura terá que apresentar um projeto de lei para regulamentar e normatizar o uso do estádio Manduzão. Uma das medidas sugeridas é que o dinheiro do aluguel do estádio seja repassado para a Secretaria de Esportes e Lazer, para investimento neste setor, assim como João do Karate e o vereador Hélio da Van sugeriram. O que já deve acontecer no próximo show realizado no Manduzão, em maio.

Ainda durante o encontro, o vereador Laércio Faria Machado apresentou documentos que, segundo ele, comprovariam uma dívida de mais de R$ 4 milhões da prefeitura com a construtora responsável pelas obras do estádio Manduzão. A assessoria da prefeitura disse que essa dívida não existe. A administração também diz que vai tentar um acordo para retirar as pessoas que estão morando nas dependências do estádio.

Veja a matéria exibida pelo Jornal Regional, da EPTV, filiada da Rede Globo:

Baixe o Adobe Flash Player

Confira também as fotos da Audiência Pública na Câmara Municipal:

Nenhum comentário: