terça-feira, 12 de abril de 2011

Futebol

FMF adia prazo de inscrições para a Segundona do Mineiro


Ainda há tempo para que as equipes pousoalegrenses se inscrevam na Segundona do Mineiro 2011. Na tarde de segunda-feira (11), a Federação Mineira de Futebol divulgou, através de uma nota em seu site, que o prazo para as inscrições para a disputa do campeonato estadual foi prorrogado até o dia 3 de maio.

Em fevereiro, a FMF anunciou que os clubes poderiam se inscrever na Segundona do Mineiro até o último dia 4, mas até aquela data nenhuma equipe de Pouso Alegre e das demais cidades do Estado, tinham manifestado interesse em participar da competição, que deve começar apenas em agosto.

O adiamento no prazo de inscrição, segundo a nota divulgada pela FMF, é para que as equipes que pretendem disputar o campeonato possam conseguir os documentos necessários, junto a própria entidade e ao Ministério Púlbico, este último, em relação ao local que desejam mandar seus jogos.

Os clubes interessados em participar do certame terão que apresentar documentos como a licença de funcionamento para o ano de 2011, comprovante de quitação do Cadastramento Anual junto a Confederação Brasileira de Futebol, laudo de vistoria do estádio firmado pela Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Sanitarista Municipal e Engenheiro Civil.

Participantes

Pouso Alegre possui três equipes de futebol profissional que nos últimos anos disputaram a Segundona do Mineiro: Guarani FC, EC Sul Minas e Pouso Alegre FC. Existe uma expectativa grande para que estas equipes possam disputar a competição estadual em 2011.

O Guarani FC, que no ano passado não marcou nenhum ponto, ficando na quarta colocação de seu grupo, deve participar devido à parceria que mantêm com empresários paulistas. O EC Sul Minas encontra-se na mesma situação. Com um acordo firmado com o ex-atleta do São Caetano e Palmeiras, o volante Adãozinho, a equipe de Lúcio Patinho, que em 2010 perdeu 12 pontos nos tribunais e ficou na lanterna da Segundona, pode participar novamente.

Já o Pouso Alegre FC, o Dragão das Alterosas, disputou a Segundona do Mineiro em 2009, após ficar mais de uma década longe das competições profissionais. Em sua volta, a equipe chegou ao hexagonal final e quase colocou a cidade de Pouso Alegre mais próxima da elite estadual. Em 2010, devido à falta de um estádio no município, a diretoria do rubro-negro resolveu não participar da competição.

Mas, este ano existe chance do PAFC voltar à ativa outra vez, pois a liberação do estádio municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, está próximo de acontecer. Segundo o secretário de Esportes e Lazer de Pouso Alegre, João Batista Rodrigues, o João do Karatê, os documentos necessários para a realização dos jogos de campeonatos como a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, serão providenciados ainda este mês.

Além disso, será realizada ainda este mês uma análise vibracional da estrutura das arquibancadas do Manduzão, por uma empresa especializada, através de equipamentos computadorizados de última geração. Caso seja aprovado, o que é bem provável segundo João do Karatê, o Manduzão poderá voltar a receber jogos de futebol profissional e os times de Pouso Alegre poderão mandar seus jogos na cidade.

“Dependemos do estádio Manduzão para disputarmos a Segunda Divisão. A Federação pede a licença de funcionamento do estádio, laudo de vistoria, tanto da Polícia Militar, quanto do Corpo de Bombeiros e nós ainda não possuímos esses documentos, mas isso deve acontecer ainda este mês”, comenta José Tadeu Flauzino, o Niquinho, presidente do Guarani.

Para o clube, segundo o presidente do Guarani, jogar em Poços de Caldas, ou Varginha, como aconteceu em 2010, não seria viável novamente. “Os custos são elevados demais. A taxa de arbitragem já é alta, mais a despesa com as viagens para outras cidades, acaba comprometendo a participação da equipe na competição estadual. Se formos jogar em Poços de Caldas, será impossível jogar este ano”, lamenta Niquinho.

Um comentário:

Delei Prado disse...

Na torcida pela volta do Dragão!