quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Copa COE: equilíbrio prevalece nos duelos de mata-mata



Até agora foram disputados 16 confrontos eliminatórios, o popular mata-mata, na atual edição da Copa COE. E com os resultados dos jogos do último final de semana, onde Flamina e Santos, Paineiras e Natércia, definiram a classificação para a próxima fase através das penalidades, totalizou oito disputas da marca da cal, um recorde no maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais.

Antes, a edição o maior número de disputas de pênaltis era a de 2008, com sete no total. E foi dessa maneira, que duas equipes já se sagraram campeãs no bairro São João. Em 2009, o Flamina bateu o Faisqueira nos pênaltis, por 4 a 1, após empate em 2 a 2. No ano seguinte foi a vez do Clube de Campo Pouso Alegre ficar com a taça após empatar em 3 a 3 com o Algodão e vencer por 12 a 11, a maior disputa de pênaltis da história da Copa COE.

Este ano, o recorde aconteceu entre Andorinha e Cantareira, na segunda fase da Copa COE: 10 a 9. A equipe de Ipuíuna, que venceu aquele duelo contra o primeiro campeão da competição de futebol amador do bairro São João, acabou sendo eliminada nas oitavas de final, na disputa de penalidades diante do Paineiras, que no último domingo (12) também foi derrotado da mesma maneira, pela equipe de Natércia.

Para Benedito Salvador Barbosa, o Dito Cantareira, membro da Comissão Organizadora de Esportes e da Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre, o grande número de disputas de pênaltis na Copa COE 2012 acontece devido ao equilíbrio dos participantes. “Este ano as equipes estão bem niveladas, o que provoca muitos empates e a disputa de pênaltis”, comenta.

Já o torcedor João Batista dos Santos, que acompanha o maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais desde 2007, acredita que as equipes, em determinado momento da partida, preferem segurar o empate para definir a classificação nos pênaltis. “Estou vendo muito time que quando chega aos 40 do segundo tempo para de atacar e fica só tocando a bola de lado. Alguns times estão com medo de errar”, completa.

Para o próximo final de semana, a expectativa dos torcedores é que aconteçam novas disputas de pênaltis. E o retrospecto das equipes que vão entrar no estádio municipal Capitão Nelson Massafera para brigarem por uma vaga na semifinal da Copa COE indica a permanência do equilíbrio nos jogos. Óticas Real Bangu, Sport São João e Ice Bom chegaram até as quartas de final através dos pênaltis. A única equipe que foge desse histórico é o Guarani.

Nenhum comentário: