terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Competição nacional de futebol social pode ser realizada em Pouso Alegre



Denominado como “Futebol Social”, um movimento de inclusão voltado para jovens carentes do Brasil, pode chegar a Pouso Alegre em 2012. No sábado (25), diretores da entidade estiveram em Pouso Alegre para apresentar ao novo presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, Alexandre Magno de Moura, o projeto, seus objetivos e as oportunidades de apoio e realização de eventos esportivos na cidade.

A idéia é que Pouso Alegre receba umas das etapas do Campeonato Brasileiro de Futebol Social, que reúne jovens entre 16 e 20 anos e movimenta todo o país. Durante a reunião realizada nas dependências da Acipa, Guilherme Araújo, presidente da Associação Brasileira de Futebol Social, disse que o objetivo principal do evento é integrar e fortalecer os projetos sociais do país e Pouso Alegre oferece condições para que isso aconteça.

Alexandre Magno de Moura também mostrou entusiasmo com a possível vinda deste evento para Pouso Alegre. Empresário do ramo esportivo, o presidente da Acipa também desenvolve trabalhos voltados a jovens carentes e acredita que o Futebol Social pode trazer inúmeros benefícios para a cidade e toda região. “É viável a realização deste evento em Pouso Alegre. Vamos tentar contribuir no que for possível”, comentou Alexandre.

Para que Pouso Alegre possa receber uma das etapas do Futebol Social é necessário que a cidade atenda alguns itens. Além do apoio financeiro, que pode ser feito pelo poder privado, através de parcerias, o evento necessita de autorizações oficiais da administração pública, hospedagem, alimentação e transporte para os participantes, assistência médica, segurança e infra-estrutura para a competição esportiva.

Os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Social são disputados por quatro atletas em cada equipe, sendo um deles goleiro. As partidas, que possuem dois tempos de sete minutos, normalmente são realizadas em pequenas arenas montadas nas ruas. Os jovens atletas que se destacam nas etapas regionais e nacionais do evento, ganham a chance de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Futebol Social.

A vinda dos diretores do movimento social a Pouso Alegre se tornou possível através do convite feito pelo professor Fábio Alves de Souza. A frente de trabalhos sociais ligados ao esporte em Pouso Alegre, Fábio já participou do Campeonato Brasileiro de Futebol Social e espera que Pouso Alegre possa receber uma das etapas do evento em 2012, o que elevaria o nome da cidade no cenário esportivo nacional.

O apoio do Baixinho

Um dos objetivos dos jovens que participam do Futebol Social é representar o seu país na etapa mundial do evento esportivo, que acontece desde 2003 e já passou por grandes cidades, como Milão, na Itália, Edimburgo, na Escócia, Cidade do Cabo, na África do Sul, Melbourne, na Austrália, Copenhague, na Dinamarca e Paris, na França. Este ano, o Mundial será na Cidade do México e para chegar até lá, o Brasil conta com o apoio de um ídolo brasileiro: Romário.

No ano passado, o Futebol Social foi apresentado ao ex-jogador e agora deputado federal, através do treinador da seleção brasileira social, Pupo Fernandes. “Romário se encantou com o projeto, pois já sentiu o que esses garotos sentem”, disse o treinador, que também esteve em Pouso Alegre.  Romário é considerado o padrinho do projeto, ajudando o Futebol Social através da sua imagem e também no intermédio de conversas com o poder privado.

Nenhum comentário: