sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Futebol abaixo de zero

Pior onda de frio dos últimos tempos congelou quase toda Europa. Atletas pousoalegrenses que atuam no continente falam do clima e das dificuldades



A pior onda de frio das últimas décadas literalmente paralisou boa parte da Europa e segue preocupando as autoridades do Velho Continente. Desde o início do ano, mais de 300 pessoas já morreram em decorrência do frio. O futebol também acabou atingido pelo tempo ruim, com vários jogos sendo adiados em diferentes países e atletas sofrendo com as temperaturas negativas nos treinamentos e no dia a dia.

Como não poderia ser diferente, os dois pousoalegrenses que atuam no futebol europeu vivenciam esse cenário dramático: Miquéias Souza Lima, atacante do SC Espinho, de Portugal e Bruno Manoel Marinho, meia do Åtvidabergs FF, da Suécia. A situação mais crítica é de Bruninho, que durante a última semana chegou a enfrentar um frio de -23°C. “Esta semana as coisas melhoraram um pouco, agora a temperatura está em média -10°C”, comenta.

“Este ano o clima está diferente na Suécia. O frio está forte, mas neva pouco na cidade onde moro. Mas, pelo que vi nos noticiários, mais ao norte da Suécia, as temperaturas estão chegando a -40°C e cai muita neve”, diz Bruninho. Sobre a repercussão da onda de frio que assola a Europa, o pousoalegrense conta que as autoridades suecas estão preocupadas, mas ao mesmo tempo preparadas para enfrentá-la.

“Os países nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia) são bem desenvolvidos e estão preparados para enfrentar o mais rigoroso dos invernos. Graças a Deus, apesar do frio está tudo bem por aqui”, afirma o meia, que considera os treinamentos de campo mais difíceis neste período. “Procuro me manter sempre aquecido para não me contundir novamente. Com esse clima, fica difícil bater na bola, correr”, lembra Bruninho.

Sua equipe, o Åtvidabergs FF se prepara para a disputa da primeira divisão do campeonato sueco, que vai começar no final de março. “Estamos fazendo uma excelente pré-temporada. Vencemos dois amistosos, apresentando um futebol bastante efetivo. Infelizmente, tive uma pequena contusão na panturrilha, mas consegui me recuperar a tempo e já estou treinando junto com meus companheiros. Vamos fazer uma boa temporada”, almeja o atleta.

Medo do frio

“Saio de casa apenas quando é necessário. Esse frio dá medo”. É dessa maneira que o atacante Miquéias define o clima que vem enfrentando em Portugal, na cidade de Espinho. Com temperaturas bem diferentes de Pouso Alegre, o jogador conta que na última semana os termômetros do SC Espinho, clube da segunda divisão portuguesa, chegaram a ficar negativos. “É complicado aqui. Muito frio. Atrapalha o treinamento”, completa.

Miquéias chegou a Portugal no último mês e considera isso como a realização de um sonho. “Sempre me imaginei jogando na Europa. Imaginava que o frio era forte, mas não tanto assim. Tenho medo de sair de casa e pegar uma gripe, ou pneumonia. Preciso tomar cuidado, pois não quero que nada atrapalhe minha vinda para Portugal. Está sendo um grande sacrifício, mas vai dar tudo certo, tenho certeza”, finaliza o atacante.

Nenhum comentário: