quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Reunião define Copa COE de Futebol Amador

Visando novos participantes, a competição será disputada este ano por 40 equipes



O sistema de disputa da Copa COE 2012 já está definido. Em reunião no Sport’s Bar, na noite de terça-feira (10), 47 representantes de equipes estiveram presentes para confirmarem interesse em participar do maior torneio de futebol amador do interior de Minas Gerais, que este ano será disputado por 40 times. A definição vai acontecer somente no próximo encontro entre os organizadores e participantes, marcado para o dia 24 de janeiro.

A princípio estão garantidos na Copa COE 2012, as 32 equipes que disputaram a última edição: Ouro Fino, Sport São João, Clube de Campo Pouso Alegre, Milan, Flamengo, Cantareira, Ponte Preta, Portuguesa, Flamina, São Geraldo, Paineiras, Santos Imbuía, Minas, Estrela Azul, Santos São João, Napoli, Juventus Fátima, Andorinha, Ice Bom, Vila Nova, Aliança, Algodão, Polvilho Três Irmãos, Atlético Faisqueira, Guarani Chaves, CAPEA, Mandu, Pouso Alegre São Geraldo, Tijuca, Plastfilm, AECO Copasa e Belo Horizonte vão se juntar a outras oito equipes, que serão escolhidas através de sorteio.

Os novos participantes da Copa COE podem ser o Atlético Gabiroval, Juventus FA, Natércia, Bangu, São Cristóvão e São João, que participaram da Pré-Copa COE em 2011, além das equipes do Abutres 14º GAC, JUSC, do bairro São Cristóvão, Roma, do Faisqueira, Independente, do bairro São Geraldo, União São Geraldo, Amigos FC, Bebidas Pelicano, Corinthians São João e Drogaria Americana.

Além do aumento no número de participantes, a Copa COE 2012 trás outras novidades para os torcedores. As 40 equipes serão divididas em 10 grupos de quatro, jogando a primeira fase dentro das respectivas chaves. Os primeiros colocados de cada grupo garantem vaga direta para as oitavas de final e os segundos colocados, mais os dois melhores terceiros na classificação geral, disputam uma segunda fase.

Após a disputa desta fase, as seis equipes vencedoras se juntam com os 10 primeiros colocados para disputaram as oitavas de final, já em partidas eliminatórias, seguindo assim até a grande decisão do campeonato, previsto para acontecer no dia 1º de setembro, no estádio municipal Capitão Nelson Massafera, no bairro São João – a abertura acontece no mesmo local, no dia 17 de março, com o último campeão, Ouro Fino, entrando em campo.

Assim como nos anos anteriores, a Copa COE 2012 terá quatro jogos durante os finais de semana. Com dois jogos aos sábados e dois aos domingos, o torneio terá total cobertura do Jornal Diário, Esporte Pouso Alegre e Rádio Clube de Pouso Alegre.

Premiação e arbitragem

Outros assuntos polêmicos, como arbitragem e premiação aos campeões e vice, também foram discutidos entre os organizadores da competição e os representantes das equipes durante a reunião de terça-feira (10). O primeiro, a arbitragem, foi decidida em votação que a partir da Copa COE deste ano, quem ficará responsável pelos árbitros e seus auxiliares, será a Associação dos Árbitros de Pouso Alegre, a AAPA e não mais a AAFA, Associação dos Árbitros de Futebol Amador.

Sobre a premiação, a Comissão Organizadora de Esportes e a Acelempa, Associação Cultural de Esporte, Lazer e Educação Metropolitana de Pouso Alegre divulgaram para os representantes das equipes que os campeões e vice-campeões receberão troféus e medalhas, assim como o artilheiro, a defesa menos vazada, a equipe mais disciplinada, o atleta revelação e a melhor comissão técnica. Além disso, os campeões também serão premiados com a quantia de R$ 3 mil e o vice com R$ 1 mil.

Nenhum comentário: