quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Futebol

Emoção nos duelos de mata-mata da Copa COE

40% dos jogos eliminatórios da competição são decididos nos pênaltis


A Copa COE de Futebol Amador chega em 2011 a sua quinta edição. Uma das novidades deste ano é a disputa da repescagem, a Pré-Copa COE, como é chamada pelos organizadores da competição. A bola já rolou no último final de semana, com a realização de quatro partidas eliminatórias. E o detalhe dos jogos, que aconteceram no campo do Polvilho Três Irmãos, foi que dois deles acabaram sendo decididos nas cobranças de penalidades.

Esse fato se tornou comum nos duelos de mata-mata da Copa COE. Dos 45 jogos eliminatórios realizados nos cinco anos de competição, 18 deles acabaram indo para os pênaltis, ou seja, 40%, um número considerado alto, comparado a torneios como a Copa do Mundo. “Existe um respeito muito grande entre as equipes quando disputam os jogos eliminatórios. É difícil uma equipe se arriscar, pois em duelo de mata-mata não pode errar”, comenta Clóvis Massafera Pereira, presidente da COE e da Acelempa, entidades que promovem a competição.

Para ele, a cultura do futebol brasileiro engloba as equipes amadoras que participam da competição pousoalegrense. Segundo Clovis, muitas vezes os atletas se preocupam mais em não levar gols, do que fazer, levando a igualdade nos placares. Em 2008, das 14 partidas de mata-mata disputadas, sete foram para os pênaltis. No ano seguinte, foram disputadas novamente 14 duelos, sendo que seis acabaram nas cobranças de penalidades. Em 2010, os números caíram, mas o equilíbrio dos jogos permaneceu. Na última edição da Copa COE de Futebol Amador, dos 13 jogos eliminatórios, três foram para a disputa de pênaltis.

Nenhum comentário: