sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos

Vai começar o Pan de Guadalajara

A 16ª edição dos Jogos Pan-americanos terá a participação especial de dois pousoalegrenses: Jéssica Dalt e Cristiano Felício. É Pouso Alegre no Pan


Começa nesta sexta-feira (14), através da sua abertura oficial, a 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara, no México. E mais uma vez o sentimento de patriotismo aflora no brasileiro e a torcida pelos nossos esportistas será grande, em especial para dois pousoalegrenses que vão representar o Brasil nas olimpíadas continentais das Américas: Jéssica da Dalt Cândido e Cristiano Felício.

A menina de ouro

A caminhada de Jéssica da Dalt Cândido rumo aos Jogos Pan-americanos teve início na cidade de São Paulo, através de uma competição promovida pela Federação Brasileira de Karate. Vencendo suas adversárias, a pousoalegrense conquistou uma vaga para a competição Sulamericana, seletiva do Pan. “Minhas expectativas são boas, estou treinando bastante e me esforçando o máximo porque sei que será um campeonato difícil, com atletas muito bem preparadas”, comentou a jovem de 20 anos.

Atleta da Academia Minas-kan/Biolab, projeto que incentiva jovens de baixa renda a adotar uma prática esportiva, Jéssica entrou para o mundo dos tatames aos seis anos de idade e, o que era um hobby, virou trabalho. Com apenas 14 anos dedicados ao esporte, a atleta já tem currículo de veterano: nove vezes campeã mineira, seis vezes campeã brasileira, tetracampeã sulamericana e panamericana, além de campeã dos Jogos Abertos de São Paulo.

Na seletiva para entrar na Seleção Brasileira Adulto ela conseguiu a vaga para o Pan e, então, foi convocada a disputar os Jogos Sulamericanos na Colômbia, que foram classificatórios. Na primeira luta, Jéssica venceu uma peruana, na semi-final, derrotou uma argentina, e ficou com a prata na final contra uma chilena. “Com esse resultado, fui classificada”, lembra orgulhosa da conquista.

Com a chegada dos jogos, os treinos se intensificaram para aperfeiçoar os golpes, a velocidade e o ritmo da luta, mas a jovem é exigente e seu grande receio é não conseguir desempenhar sua melhor performance no México. “Venho treinando muito e me dedicando bastante, mas a tensão de um campeonato é muito grande”, avalia Jéssica que no último mês esteve na Europa participando de competições internacionais.

O “reboteiro”

Depois de se destacar no Campeonato Mundial de Basquete Sub-19, disputado no último mês de julho na Letônia, o pousoalegrense Cristiano Felício dá um passo importante em sua carreira: o atleta vai representar o Brasil no Pan-Americano Guadalajara. O pivô do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, foi convocado pelo técnico Rubén Magnano para defender o Brasil na competição continental.

Cristiano fará parte do grupo de 12 atletas que vão buscar a sexta medalha de ouro do Brasil no Pan. A convocação do pousoalegrense foi considerada pela imprensa especializada como uma surpresa, assim como de seu companheiro de equipe, o ala Bruno Irigoyen. Para os Jogos Panamericanos, o treinador argentino que comanda o Brasil, mantém a base vice-campeã do Pré-Olímpico de Mar Del Plata, que garantiu o retorno brasileiro a uma Olimpíada depois de 16 anos.

Cristiano Felício, que tem apenas 19 anos, se destaca por sua condição física, o que já lhe garantiu o posto de segundo maior ‘reboteiro’ da equipe brasileira no último Mundial de Base, com 7,1 rebotes de média em oito partidas disputadas. Além disso, o pivô contribuiu com mais 9,5 pontos a cada jogo. Este ano, além da competição com a Seleção Brasileira, Cristiano ganhou espaço no Minas Tênis Clube e se tornou umas das armas da equipe mineira nas competições que disputa.

Nenhum comentário: