terça-feira, 18 de outubro de 2011

Futebol

De Pouso Alegre para o mundo

Em busca da realização de um sonho e de um futuro mais tranquilo para a sua família, pousoalegrense está na Europa para demonstrar suas habilidades com a bola


Prestes a ser campeão da Superettan, a segunda divisão do futebol sueco, o Åtvidabergs FF espera repetir em 2012 os anos de glórias vividos na longínqua década de 70, quando se tornou bi-campeão nacional. Naquela época, a equipe da cidade de Åtvidaberg, um dos centros industriais mais modernos da Suécia, era patrocinada pela fabricante de calculadoras mecânicas Facit, que contribuía diretamente no sucesso da equipe dentro de campo, através do apoio financeiro.

Atualmente, com menos recursos, mas com muita vontade, o Åtvidabergs FF tenta voltar a brigar por títulos na elite do futebol sueco com o suor e a garra de seus próprios atletas. E uma das esperanças para a próxima temporada é o destaque da equipe na campanha da Superettan 2011: Bruno Manoel Marinho. Nascido em Pouso Alegre em julho de 1984, Bruno está a três anos jogando no futebol sueco e nesta temporada vive a sua melhor fase como atleta profissional, que iniciou no futebol brasileiro em 2005.

“Em março de 2008, quando estava no Independente de Limeira, recebi uma proposta para deixar o país. Um dos diretores da equipe me perguntou se eu gostaria de jogar na Suécia e de imediato disse que sim. No entanto, nada passou de uma simples pergunta, mas que mais tarde viria a ser oficial. Para mim foi uma grande surpresa. Sempre sonhei em jogar na Europa e naquela oportunidade vi a minha chance”, lembra Bruno Marinho, que recebeu a camisa 12 ao chegar no Åtvidabergs FF.

Segundo o atleta, no início ele e todos os seus familiares ficaram um pouco receosos com a novidade. O garoto que cresceu jogando futebol pelos campos de Pouso Alegre iria trabalhar há mais de 10 mil quilômetros de distância, com destino a um país de cultura e idioma bem diferentes daqui. “Demorou, mas com o tempo e com as informações mais detalhadas, tive força e coragem para correr atrás do meu sonho e encarar essa grande experiência, que era viver em um local totalmente desconhecido por mim”, completa.

Como todo atleta que muda de país para jogar futebol, demora-se um tempo para chegar a adaptação plena. Com o pousoalegrense não foi diferente. Bruno conta que em seu primeiro ano foi bastante difícil, pois ele tinha dificuldade em se comunicar com os companheiros e a população local. Mas em 2009, na sua segunda temporada, já mais habituado dentro e fora de campo, o jogador contribuiu para o vice-campeonato do Åtvidabergs FF no Superettan. A posição garantiu o acesso da equipe na elite.

A volta do Åtvidabergs FF na elite do futebol sueco foi curta. Longe de fazer uma boa campanha na competição, a equipe retornou a segunda divisão nacional em 2010. Bruno Marinho foi mantido no elenco, que teve boa parte de seus jogadores substituídos. “Não fomos bem, mas aprendi muito durante aquela temporada. Consegui adquirir força e velocidade, além de aprimorar a minha técnica, que são qualidades essenciais para crescer profissionalmente, em especial na Europa, onde a cobrança também é grande”, afirma.

Para a próxima temporada, que se inicia em meados de fevereiro, o pensamento do jogador, assim como os de seus companheiros e da diretoria, é que Åtvidabergs FF volte a brigar na parte de cima da tabela do campeonato. “Vivo a minha melhor fase e espero mantê-la. Na Suécia ganhei estabilidade para planejar e obter um futuro mais tranquilo para mim e minha família. Por isso, quero continuar na Suécia por mais alguns anos, mesmo sentindo falta de Pouso Alegre. Tenho muita saudade da minha família e dos meus amigos, mas Graças a Deus falta pouco tempo para rever todos. Logo, logo estarei na minha terra”, comemora.

Veja alguns lances e gols de Bruno Marinho com a camisa do Åtvidabergs FF:

Nenhum comentário: