terça-feira, 26 de abril de 2011

Futebol

Goleiro: profissão perigo


Vida de goleiro não é fácil. De herói da partida a “frangueiro” em poucos segundos. Desafiados pelos atacantes, ofendidos pelos torcedores, os donos da camisa 1 brigam contra a inconstância. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros? Considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedirem os torcedores de ver o que mais gostam, gols, podem, pelo menos por um dia, serem tratados como reis. Nesta terça-feira (26), o Brasil comemora o Dia do Goleiro.

Marcos, Rogério Ceni, Júlio César, Fábio, Renan Ribeiro, Felipe, Jefferson, Victor, Aranha são considerados grandes goleiros do futebol brasileiro. Ídolos em seus times, os arqueiros servem de inspiração para muitos jovens que sonham em um dia vestir a camisa 1 de algum clube profissional e até mesmo dos mais velhos, que nos finais de semana, aproveitam a folga do trabalho ou dos estudos, para “bater uma bola” com os amigos.

João Leonardo Lopes, 26 anos, já atua como goleiro há duas décadas no futebol pousoalegrense. Formado em Educação Física e funcionário da PA Pneus, Tchurly, como é mais conhecido, ganhou a camisa 1 dos amigos devido a falta de goleiros nas brincadeiras ainda quando criança. Depois da primeira defesa nunca mais abandonou o gol. De lá para cá, Tchurly já passou por diversos times da cidade, conquistando muitos títulos e algumas contusões. “Já quebrei o braço duas vezes”, conta.

“Vida de goleiro não é fácil, ainda mais quando ele não é tão alto, como é o meu caso. Mas, com o passar dos anos e com os treinamentos, acabei adaptando o meu tamanho com a necessidade do futebol de campo e de salão”, comenta. Tchurly iniciou no salão e por muitos anos defendeu a equipe do Flamina no campo. Atualmente joga em ambos os lugares, só que defende a equipe do São Geraldo na Copa COE de Futebol Amador e a Tijuca nas quadras.

E foi no futebol de salão que o goleiro pousoalegrense viveu o momento mais importante da sua vida de esportista. Em 2009, Tchurly estava no elenco de Pouso Alegre que sagrou-se campeão da Taça EPTV de Futsal. Para ele, a conquista da competição regional elevou o nome de Pouso Alegre no Sul de Minas e marcou a carreira de todos os atletas da equipe. “Mesmo não atuando em todos os jogos, pude colaborar de forma positiva com meus companheiros”.

O camisa 1 já participou quatro vezes da Taça EPTV, competição de futsal considerada a mais importante da região. Agora em 2011, Tchurly deve ir para mais uma disputa, só que o goleiro deve representar outra cidade. “A Tijuca uniu com a Tradição. As duas melhores equipes de salão de Pouso Alegre estão juntas para disputar a Taça EPTV de Futsal. Estamos conversando com uma cidade da região para podermos participar da competição. Queremos é jogar”, completa.

Nenhum comentário: