segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Futebol

Atlético Mineiro, de Grapete, completa 40 anos do título brasileiro



19 de dezembro é um dia histórico para o Atlético Mineiro. O alvinegro completa 40 anos do título mais importante da sua história, o Campeonato Brasileiro de 1971. A façanha do Galo, que tinha Jorge Borges do Couto, o Grapete em seu time titular, foi alcançada sobre o Botafogo, na vitória por 1 a 0, com gol de Dadá Maravilha. Comandado por Telê Santana, que depois assumiria a seleção brasileira nas copas do mundo de 1982 e 1986, o Atlético Mineiro comemorou em pleno Maracanã a sua maior conquista.

O time campeão de 1971 foi uma mescla de jogadores formados no clube, com outros mais experientes. O Atlético atuou 27 vezes, conquistou 12 vitórias, dez empates e sofreu apenas cinco derrotas, com aproveitamento 62,96%. Dario foi o artilheiro do torneio nacional, com 15 gols marcados e o principal destaque. O regulamento do Campeonato determinava um triangular final, que foi disputado por Atlético, Botafogo e São Paulo. Depois de vencer o Tricolor paulista, no Mineirão, por 1 a 0, o time atleticano derrotou os cariocas.

A equipe atleticana foi escalada por Telê Santana para o último jogo daquela competição com Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei Paiva e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola, Dario e Tião.

Nenhum comentário: