terça-feira, 19 de abril de 2011

Futebol

RA Soccer completa seis anos

Vários atletas encaminhados para o futebol brasileiro e muitos títulos conquistados


Com a intenção de formar atletas de futebol e integrar os jovens de Pouso Alegre e região, foi fundando em abril de 2005, o Centro de Formação RA Soccer. Desde sua criação, os professores Henrique Alves e Reinaldo Rezende já treinaram mais de duas mil crianças e adolescentes do Sul de Minas. Alguns resultados já estão sendo alcançados, como o encaminhamento de jovens atletas para grandes clubes do futebol brasileiro e a conquista de importantes competições de base.

Em 2005, quando os amigos Henrique e Reinaldo resolveram fundar o Centro de Formação a idéia era criar algo diferente, uma escola de futebol que atendesse todas as necessidades para a formação de um atleta profissional de alto nível. “Trouxemos para Pouso Alegre e região uma metodologia do futebol diferente. Arriscamos, pois não queríamos ser apenas mais uma escolinha de futebol, queríamos formar atletas de verdade”, comenta Henrique Alves, presidente e treinador do RA Soccer.

Como todo começo, os primeiros anos de trabalho do Centro de Formação foram difíceis. No entanto, de 20 a 30 alunos treinando na escolinha, o número passou para quase 500 atualmente. Para Henrique, esse crescimento em seis anos se dá pelo profissionalismo dos professores e dos futuros atletas, além do encaminhamento dos jovens para os grandes clubes do futebol brasileiro, isso graças aos contatos que a diretoria do RA Soccer mantém fora de Pouso Alegre.

“Em nosso Centro de Formação temos todo um cuidado com os jovens atletas. Nós atentamos desde a inscrição dos garotos, até a sua saída. Para poder treinar no RA Soccer é necessária autorização dos responsáveis e atestado médico. Quando eles entram na escola, passam a ter acompanhamento fisioterápico e nutricional, temos um controle de todos os atletas. Quando eles saem, também fazemos um acompanhamento nos clubes, realizando visitas constantes”, completa o presidente do Centro de Formação.

Para Henrique, a escolinha de futebol chega a ser um complemento na educação dos jovens. De acordo com o presidente e treinador do RA Soccer, o trabalho feito durante os treinamentos, as viagens, acabam auxiliando na formação não apenas dos atletas, como também do ser humano. “Nos mostramos o caminho certo para os jovens. Falamos para eles se quiserem ser jogadores profissionais, não podem conviver com as drogas, as bebidas, as baladas, entre outras coisas”, afirma.

Dos quase 2000 mil alunos que passaram pelo Centro de Formação, o presidente e treinador desconhece de algum jovem que “se perdeu na vida”. Segundo Henrique, muitos que não seguiram a carreira de atleta deram continuidade aos estudos, estão trabalhando. “Nesse período que estamos trabalhando em Pouso Alegre, já encaminhados dezenas de jovens para grandes clubes e atualmente, temos 14 espalhados em times do interior de São Paulo, Belo Horizonte, e outras regiões do Brasil”.

Além dos atletas encaminhados, que é o maior objetivo do RA Soccer, outro número que a diretoria do Centro de Formação exalta são as conquistas de diversos campeonatos. Ao todo, o RA Soccer disputou 29 competições oficiais sempre ficando entre os três melhores times, sendo 18 títulos, 10 vice-campeonatos e um terceiro lugar. “A maior conquista que alcançamos foi em 2007, quando vencemos a Copa Internacional, em Assunção, capital do Paraguai. Esse título marcou a todos do RA Soccer”.

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigado carlos pela materia , nos da diretoria do R.A. Soccer , ficamos muito satisfeitos.. através de profissionais serios como voce, o esporte de Pouso Alegre em especial o futebol pode voltar a ser grande. deus abençoe sempre seu trabalho.
www.rasoccer.com.br