sexta-feira, 4 de março de 2011

Futebol

A mulher que quebrou tabus no futebol


A mulher, em geral, sempre sofreu preconceitos para praticar esportes, principalmente quando a modalidade é o futebol. Questões físicas e técnicas sempre foram os maiores tabus: “Futebol é coisa de homem”, “mulher não entende nada de bola”. No entanto, estas citações ditas por muitos homens estão acabando. Atualmente, a visão de que mulher não pode comentar e jogar futebol, apitar ou bandeirar partidas mudou, graças ao esforço das próprias mulheres, apaixonadas pelo esporte bretão.

Uma dessas responsáveis é Janaína Alexandrino. Baiana da cidade de Poções, Janaina jogou futebol profissionalmente pelo Juventus de São Paulo, Portuguesa de Desportos, Flamengo e Lazio da Itália. Depois de brilhar como jogadora, com direito a disputa de Copa do Mundo e Olimpíadas, a atleta resolveu encerrar a carreira em 2007. Mas não conseguiu ficar muito tempo longe dos gramados. Em 2010, Janaína entrou para a história do futebol, como a primeira mulher treinadora de um time profissional masculino.

A então treinadora comandou a equipe do Guarani FC na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Se dentro de campo o Bugre Geraldino não foi bem (apenas uma vitória em oito jogos), fora dele à equipe ganhou destaque nacional e ela respeito. “Agora o preconceito é quase mínimo. O ruim ainda é a falta da valorização da mulher como jogadora profissional. Não existe no país uma dedicação a nós, mulheres, que sabemos e queremos nos profissionalizar. Fica complicado se manter assim”, comenta.

Comandar a equipe de Pouso Alegre no certame estadual foi como a realização de um sonho para Janaína. “A oportunidade foi muito boa. Sei que é muito difícil abrir portas para a mulher no futebol, me sinto uma vencedora, graças a Deus”, completa a treinadora, que após a competição acabou se desligando do clube. Porém, determinada, Janaína não parou de quebrar tabus e deu continuidade ao seu trabalho em outra cidade do Sul de Minas: Congonhal.

A ex-jogadora de futebol e treinadora do Guarani assumiu a presidência do Real Minas FC, clube fundado em outubro de 2010, com sede na cidade vizinha de Pouso Alegre. Agora, Janaína não fica apenas a beira do campo, ela comanda todos os departamentos de um clube que pretende disputar a Segundona do Mineiro ainda este ano. “Temos grandes parceiros e pretendemos colher os frutos deste trabalho em breve. Atualmente contamos com um grupo de 25 jogadores, que se prepara para a disputa de amistosos na região e no interior de São Paulo. Além disso, pretendemos participar do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 2011”.

Nenhum comentário: