terça-feira, 4 de novembro de 2008

Da redação

Para que dividir, se podemos somar!

A matemática, ciência do raciocínio lógico, possui uma ligação muita restrita com o futebol, que ao contrário, é um esporte nada teórico. Desde o princípio do futebol, quando Charles Müller, o trouxe para o nosso país, os números fazem parte dele, seja em relação à quantidade de atletas, na marcação de gols, de faltas, de pontos e por aí vai...

Quando um campeonato de futebol se afunila, a presença dos números aumenta. Matemáticos aparecem dizendo quais são as chances de cada time, tanto para ser campeão, quanto para ser rebaixado. Isso virou mania, todo o ano é assim.

Porém, isso pouco importa para o futebol pouso-alegrense. A situação das equipes da cidade está tão ruim que os números nem fazem diferença. Guarani e Sul Mineiro (que disputa pela cidade de Nepomuceno) até o presente momento só perderam, e não foi de pouco. O ARSM foi goleado pelo Varginha por 7 a 2, uma vergonha.

A única equipe de Pouso Alegre que venceu, foi o Sul Minas, e ganhou do Guarani, vitória sem valor algum, que não é motivo de orgulho, muito menos de comemoração. Realmente os números pouco importam para o futebol local. Pouco importa até certo ponto...

A cidade possui cerca de 130 mil habitantes, é uma das maiores do estado. Nossa economia é baseada nas centenas de indústrias e também na agricultura, nos morangos, nas batatas (sem trocadilho, por favor), turismo aqui, só o comercial (é que eles dizem), essa é a cidade de Pouso Alegre, que possui três times de futebol, três.

Porém, a situação das equipes não é nada boa, então para quê três times, ao invés de um, igual acontece em outras cidades, como nossa vizinha Santa Rita do Sapucaí, que possui um time, o Santarritense, que lidera seu grupo na Segundona do Mineiro. Para que três times?

Seria muito mais fácil ter apenas um. Conseguir patrocínio seria mais simples, apoio da prefeitura também. A divulgação na imprensa local e regional iria melhorar, aliás, tudo iria melhorar. Para que três times? Para que dividir, se juntos podemos somar!

Um comentário:

às vezes por Sara Capelo disse...

Falta apoio, além da prefeitura, dos comerciantes. Tem empresa de Santa Rita apoiando times de PA... Pra que isso? Se temos tantas empresas, tantas lojas esportivas???