sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Da redação

É só copiar!

Assim como a FIFA organiza a Copa do Mundo, a CBF promove o Campeonato Brasileiro, as federações são responsáveis pelos certames do esporte bretão em seus estados. Aqui em Minas Gerais, a FMF (Federação Mineira de Futebol) é incumbida pelo Campeonato Mineiro, em todas as suas divisões, desde o Módulo I, até a famosa Segundona.

Porém, ao invés de ajudar na organização, amparar os clubes filiados, a Federação Mineira não o faz, pelo contrário, apenas atrapalha. O melhor fato para exemplificar o que escrevo aqui é a tabela das competições da FMF. Essa semana foi divulgada a tabela do próximo Campeonato Mineiro, que vai começar no final de janeiro e terminar em abril, praticamente três meses de competição. E os outros nove meses?

Tudo bem, essa data é definida pela CBF. Todos os campeonatos estaduais devem terminar até abril, devido ao Brasileirão, mas por que não promover uma Taça Minas Gerais mais longa e com mais clubes, começando os jogos logo que terminar o Campeonato Mineiro. Não! A Federação tem que esperar o segundo semestre, enquanto isso os times ficam sem atuar.

Por enquanto foi citada apenas a primeira divisão, não me referi as outras divisões, que possuem uma situação pior. Imaginem montar o time em julho, começar o campeonato em outubro e novembro tudo já terminou. Foi isso que aconteceu esse ano com alguns times que participaram da Segundona do Mineiro. Claro que os times eram ruins, fracos, que não conseguiram se classificar para a próxima fase (que está acontecendo ainda), mas isso prova que a FMF confeccionou a tabela de forma errada, que as coisas poderiam ser diferentes.

Uma tabela curta como a da Segundona esse ano, não estimula ninguém a investir em time algum. Como fazer planos, se em dois meses tudo aquilo que você conquistou, pode vir por água abaixo. Daí a falta de apoio. É uma incoerência absurda essas tabelas da Federação Mineira de Futebol. Aprender com a Federação Paulista não custa nada. Coisas boas foram feitas para serem copiadas. E de Ctrl C (copiar) + Ctrl V (colar), quase todo mundo entende aqui pelas bandas de Minas Gerais...

Nenhum comentário: