quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Futebol

O início do “Fenômeno”


Os apaixonados por futebol pararam em frente aos aparelhos de TV na última segunda-feira (14) para acompanharem uma coletiva de imprensa. Do outro lado do televisor, na mira de centenas de câmeras e rodeado por repórteres do mundo todo, estava Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno. O atacante que até então defendia as cores do Corinthians anunciou o fim de sua brilhante carreira de jogador.

Bi-campeão mundial com a Seleção Brasileira, 1994 e 2002, maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols, o atacante defendeu em praticamente 18 anos de carreira, alguns dos maiores clubes do planeta, como Barcelona, Internazionale, Real Madrid e Milan e é considerado por muitos como o melhor camisa 9 da história do futebol mundial. Mas, onde Ronaldo começou a jogar futebol profissionalmente? A resposta está mais perto do que se possa imaginar.

No dia 25 de maio de 1993, uma noite fria no estádio Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, em Poços de Caldas, o jovem Ronaldo, na época chamado de Ronaldinho, entrava em campo pela primeira vez como atleta profissional. A partida entre Caldense e Cruzeiro, válida pela 6ª rodada do returno do Campeonato Mineiro, marcou a estreia de um jogador que viria a ser considerado um fenômeno da bola pouco tempo depois.

O Cruzeiro venceu o duelo contra a Caldense por 1 a 0, com gol de Ramón Menezes, que atualmente defende a equipe do Joinville, no Campeonato Catarinense 2011. Em sua partida de estreia, Ronaldo entrou em campo com a camisa 11 – a 9 foi usada pelo desconhecido Daniel, com quem formou dupla no ataque. Outro atleta que participou desse jogo histórico, foi o lateral-esquerdo Nonato, ex-Pouso Alegre FC.

Em entrevista ao Esporte Poços, o atacante Rubinho, ídolo da torcida poços-caldense e que participou da partida entre a Veterana e a Raposa, a qual marcou a estreia de Ronaldo Fenômeno, lembra do dia 25 de maio de 1993 e se sente honrado em fazer parte da história de um dos maiores ídolos do futebol mundial.

“Hoje fazemos parte de uma história muito bonita, de Ronaldo Nazário, Fenômeno, pois ele jogou seu primeiro jogo como atleta profissional de futebol em Pocos de Caldas e eu, juntamente com meus companheiros da Caldense daquela epoca fizemos parte deste jogo tão especial. Na época não passava de um jogo normal, mas hoje é um marco e isso ninguém tira de Pocos de Caldas, da Caldense e de nós ex-atletas da Caldense”, disse Rubinho.

Segundo Rubinho, Ronaldo já se destacava na base do Cruzeiro desde o início do ano de 1993. “No primeiro turno, na partida disputada no Mineirão fiz o gol da Caldense. Nosso time foi derrotado por 4 a 1. Quando entramos no estádio, fomos espiar na boca do túnel como estava o clima da partida. E foi lá que eu pude ver quando um repórter de uma radio de BH dizia em seu comentário que aquele menino franzino, que fazia naquele momento o terceiro gol da preliminar do Cruzeiro e o terceiro gol dele no jogo, era uma grande promessa do futebol brasileiro e que logo o veríamos na equipe de cima”, contou Rubinho.

“Aquele repórter tinha razão. Voltamos para Poços e no segundo turno, quando enfrentamos o Cruzeiro, lá estava aquele garoto infernizando a vida da nossa defesa. Era o mesmo menino que vimos na preliminar do Mineirão, agora na equipe profissional, fazendo seu primeiro jogo como profissional. Fico muito feliz de ter feito parte deste primeiro jogo de sua história. A Caldense e Poços de Caldas me deram esta oportunidade de hoje fazer parte da historia do Fenômeno", finalizou Rubinho.

Nenhum comentário: